A Volkswagen inaugurou na sexta-feira (20) sua segunda fábrica focada em carros elétricos na Alemanha, localizada em Emden, noroeste do país. A unidade na Baixa Saxônia agora se junta à de Zwickau, no leste, e às plantas de Anting e Foshan, na China. Inicialmente, a montadora vai produzir em Emden o modelo ID.4, seu carro elétrico mais popular.

O plano da Volkswagen é organizar para o futuro uma linha de montagem que produza 1,2 milhão de veículos 100% elétricos — todos baseados na arquitetura MEB. O grupo quer investir 21 bilhões de euros (em torno de R$ 108 mil) na Baixa Saxônia até 2026 e fazer da região “o centro da mobilidade elétrica na Alemanha”, de acordo com o CEO Ralf Brandstätter. Para a conversão da fábrica de Emden, que hoje emprega 8 mil trabalhadores, o investimento foi de um milhão de euros (R$ 5,2 mi).

“A rápida expansão das capacidades de produção para nosso bem-sucedido modelo ID.4 é um componente-chave de nossa estratégia”, explica Brandstätter. “Isso nos ajuda a acelerar a transformação para a mobilidade zero emissões e criar uma maior capacidade para atender à alta demanda por veículos elétricos.”

A Volkswagen espera que a fábrica de Emden consiga, até o fim do ano, a capacidade de produzir 800 carros elétricos por dia, dependendo do cenário dos semicondutores. Durante a conversão, seis pavilhões de produção e cinco pontes transportadoras e edifícios de logística foram construídos em uma área de cerca de 125 m2. A empresa também montou um esquema de treinamento próximo à linha de produção e trouxe funcionários de Zwickau para prepararem o efetivo de Emden para o trabalho.

publicidade
Volkswagen Elétricos ID.3 e ID.4
Volkswagen ID.3 e ID.4 no Jockey Club (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)

Foco na plataforma MEB

Além do ID.4, a Volks planeja construir o sedã Aero B sob a base MEB a partir do ano que vem. O substituto do Passat deve ser fabricado em Wolfsburg, enquanto um outro veículo elétrico, o Trinity, deve sair da linha de montagem a partir de 2026. O grupo Volkswagen também quer investir nas fábricas de Braunschweig, Salzgitter e Kassel para melhorar sistemas de baterias, rotores/estadores e motores elétricos.

Atualmente, o ID.4, principal produto da família ID e da plataforma MEB, é produzido nas fábricas de Emden e Zwickau, na Alemanha, e Anting e Foshan, na China. Neste semestre, uma quinta planta será aberta em Chattanooga, no estado do Tennessee (EUA). Isso reflete a aposta da Volkswagen no utilitário, que teve mais de 30 mil unidades vendidas somente no primeiro trimestre deste ano. Desde o seu lançamento no início de 2021, na verdade, o ID.4 se tornou o veículo elétrico mais popular do grupo Volkswagen, com 163 mil exemplares vendidos.

Crédito da imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!