A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (24) uma edição especial do Golf, a 20 Years, que será a versão mais potente do compacto já lançada. As primeiras reservas do carro na Europa serão abertas em junho e uma ida para a Austrália também está prevista. Ainda não há previsão de chegada do carro (ou se ele será lançado) no Brasil.

Como o próprio nome sugere, o novo Golf comemora 20 anos da divisão de alta performance R da Volkswagen. Lançado em 2002, o primeiro lançamento do departamento esportivo era baseado na quarta geração do compacto e contava com motor V6 de 3,2 litros, tração integral e 237 cv de potência.

A nova edição do Golf, no entanto, irá bem mais longe, apostando em modificações que o colocam na mesma prateleira dos hot hatches atuais. A montadora alemã não divulgou informações sobre o desempenho, mas o carro trará um motor quatro-cilindros 2.0 turbo que gera 333 cavalos, ultrapassando em mais de 20 cv a potência do atual Golf R. Com base nisso, a edição 20 Years provavelmente irá entregar uma aceleração de 0 a 100 km/h maior que 4s7, além de uma velocidade superior à de 270 km/h.

Volkswagen Golf 20 Years
Volkswagen/Divulgação

Modo exclusivo faz 2.500 rpm já na largada

No Golf 20 Years, a Volkswagen integrou uma série de novos recursos técnicos e de design. Um novo modo de pilotagem, Emotional Start, acelera o motor até 2.500 rpm já na partida, o que “aumenta a experiência de uma típica experiência de condução R”, segundo a marca.

publicidade

O turbocompressor também foi reconfigurado para funcionar em velocidade constante, quando em aceleração parcial, enquanto a caixa de câmbio automática foi ajustada para oferecer um feedback “perceptível” durante as trocas no modo S ou S+.

Quanto ao design, a Volkswagen destaca que o Golf 20 Years foi feito sob medida para se tornar “um item de colecionador”. O carro terá portas o painel com acabamento em fibra de carbono, o que é uma novidade para a marca alemã, spoiler traseiro e rodas de liga leve de 19”. O modelo será oferecido em duas pinturas: azul e branco.

O Volkswagen Golf 20 Years será construído como um modelo de edição limitada até meados de 2023. A montadora ainda não divulgou quantas unidades serão produzidas.

Crédito da imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!