A partir de junho, a grife francesa Balenciaga anunciou que vai aceitar criptomoedas como meio de pagamento, mais precisamente Bitcoin e Ethereum. Segundo as informações do The Wall Street Journal, a novidade vale de início para algumas lojas físicas selecionadas.

A grife se junta a outras marcas que também já adotaram os ativos digitais. Em maio, foi a vez da Gucci anunciar o suporte para pagamentos em criptoativos em cinco das suas lojas físicas. Diferente da concorrente, a empresa italiana já aceita mais opções de moedas digitais além das tradicionais, são elas: o Bitcoin Cash, Litecoin, Dogecoin e Shiba Inu.

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Entretanto, a Balenciaga também confirmou que planeja expandir o programa para outras moedas no futuro.

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Moda e o mercado de criptomoedas

Criptomoedas e pagamentos. Conceito de carteira de criptomoedas.
Balenciaga se junto a outras marcas que já aceitam criptomoedas como pagamento. Imagem: Anton Violin/Shutterstock

Vale ressaltar que em 2021, várias marcas — incluindo Balenciaga, Gucci, Nike, Dolce & Gabbana e Burberry — lançaram NFTs e também investiram no lançamento de produtos no metaverso.

Aparentemente, todas já enxergam a moda digital como uma nova oportunidade de negócios. Segundo especialistas do setor, o segmento pode eventualmente até brigar de frente com o valor do mercado físico, calculado atualmente em nada menos que US$ 2 trilhões.

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Em dezembro, a Balenciaga também anunciou a formação de uma unidade de negócios voltada exclusivamente para o metaverso. Embora a empresa ainda não tenha revelado quais são os seus planos, para Cédric Charbit, CEO da marca, o metaverso é visto “como um país”, ou seja, se trata de um mercado tão importante quanto qualquer nação em que a marca opera. 

Aparentemente, a atual turbulência no meio das criptomoedas não intimidou a companhia. Questionado sobre a queda do mercado, Charbit afirmou que a ideia da empresa é obter resultados em “longo prazo”.

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Via: The Wall Street Journal, Decrypt

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