Com a maré ruim no mercado de criptomoedas, muitos se aproveitam da ocasião para reforçar as críticas contra os ativos digitais. O nome da vez é a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

Nesta segunda-feira (23), em participação em um programa de TV holandês, a chefe do BCE apontou que eventos recentes — como a queda expressiva do Bitcoin — não foram surpresas e provam que “os criptoativos são inúteis”.

publicidade

 “Minha avaliação é que (cripto) não vale nada. É baseado em nada. Não há ativo subjacente para atuar como âncora de segurança”, acrescentou Lagarde. “Eu sempre disse que os ativos criptográficos são ativos altamente especulativos e altamente arriscados”.

Criptomoedas e pagamentos. Conceito de carteira de criptomoedas.
Lagarde citou ainda o caso de um estudante universitário que perdeu 7 mil euros com o crash das criptomoedas. Imagem: Anton Violin/Shutterstock

Os investimentos em cripto, segundo a presidente do BCE, só devem ser feitos “por pessoas que têm os olhos bem abertos sobre o fato de que podem perder tudo”.

publicidade

Lagarde também comentou que muitos jovens investem em criptomoedas esperando retorno, apenas para serem vítimas da volatilidade do mercado. Um dos casos citados por ela foi o de um estudante universitário que perdeu 7 mil euros na semana passada com a crise das criptomoedas.

Leia mais:

publicidade

Proibição do comérdio de ativos digitais na União Europeia

Apesar do forte posicionamento, a chefe do BCE afirma que é contra a proibição do comércio de criptomoedas nos países do bloco europeu. Para Laragarde a resposta para os problemas atuais está na regulamentação.

“Acredito que isso (mercado cripto) deveria ser regulamentado. Quem investe deve saber que é um ativo super arriscado”.

publicidade

Por fim, Lagarde também falou sobre os planos do BCE de lançar o euro digital, uma moeda digital emitida e apoiada pelo banco central (CBDC): “O Banco Central estará por trás disso. Acredito que isso é muito diferente de qualquer uma dessas (criptomoedas)”, concluiu. 

Via: Decrypt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!