Apesar de ter muita ficção no meio, o filme de grande sucesso dos anos 1980 “Karatê Kid” possui inspiração em situações da vida real.

Com a 5ª temporada de “Cobra Kai” recentemente tendo recebido um trailer oficial, o assunto “Karatê Kid”, série de filmes em que a série se baseia, volta à tona. O filme de 1984 gerou um grande burburinho, com o jovem astro Ralph Macchio no papel de Daniel LaRusso e direção de John G. Avildsen, também responsável por “Rocky“.

Mas de onde veio a história do garoto de 17 anos que acaba de se mudar, e faz um inimigo treinado em artes marciais pela academia Cobra Kai, leva uma surra e aprende karatê com o Sr. Miyagi? Parte é ficção, afinal o golpe mais icônico do filme seria considerado ilegal na vida real, mas existe muita coisa inspirada em fatos.

Acontece que Robert Mark Kamen, também conhecido como o criador da franquia “Karatê Kid”, baseou grande parte da história em sua própria vida. Aos 17 anos, ele acabou espancado por um grupo de valentões na Feira Mundial de Nova York de 1964.

publicidade

Depois disso, Kamen decidiu treinar karatê, mas se sentiu incomodado com as técnicas de ensino do primeiro instrutor e seu estilo vingativo. Por isso, ele passou a treinar sob Meitoku Yagi, sensei de Okinawa que de fato estudou com o sensei Chōjun Miyagi.

Por sua vez, John Kreese foi inspirado em duas pessoas que Kamen conheceu ao longo da vida. O primeiro foi um sensei que era veterano da Marinha, e o outro, um segundo sensei que era cruel e mandava que seus estudantes se machucassem uns aos outros.

Leia mais!

Além disso, a história possui uma segunda inspiração na vida real: o produtor Jerry Weintraub encontrou em um jornal uma matéria que falava sobre um garoto de San Fernando Valley, em Los Angeles, que aprendeu karatê para lutar contra outros garotos que o agrediam.

A trilogia “Karatê Kid” está disponível na plataforma Star+. As quatro primeiras temporadas de “Cobra Kai” estão na Netflix, e a 5ª temporada chega à plataforma no dia 9 de setembro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!