Um adenovírus, família de vírus muito comum na infância, é um dos principais suspeitos de ser o causador para os casos de hepatite aguda que tem acometido crianças em diversas partes do mundo. Até o momento, a origem destes casos de hepatite é desconhecida, porém, os casos são graves e já causaram ao menos seis mortes.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), estão investigando se 180 casos identificados em 36 estados desde outubro do ano passado representam um aumento na taxa de hepatite aguda, ou se representam um padrão preexistente que foi revelado por meio de detecção aprimorada.

Leia mais:

Metade das crianças com hepatite tinha o adenovírus

De acordo com Jay Butler, vice-diretor do CDC para doenças infecciosas, pelo menos a metade das crianças diagnosticadas com hepatite aguda tinham a presença de algum tipo de adenovírus no organismo. Os vírus dessa família são responsáveis pelos resfriados comuns, por exemplo. Porém, a agência ainda investiga qual é a causa exata dos casos de hepatite aguda.

publicidade

“Estão se acumulando evidências de que existe um papel para o adenovírus, particularmente o adenovírus-41”, declarou Butler em coletiva de imprensa. De acordo com o vice-diretor, o relaxamento das medidas de distanciamento social pode estar permitindo um retorno da circulação dos adenovírus, que também se propagam pelo ar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!