Uma pesquisa publicada pelo New England Journal of Medicine apontou que cientistas descobriram o possível causador de uma paralisia misteriosa que está afetando crianças com frequência nos Estados Unidos.
A doença é chamada de mielite flácida aguda (AFM) e ataca a medula espinhal, fazendo com que os reflexos e os músculos enfraquecem repentinamente. Alguns casos também podem prejudicar os músculos respiratórios, fazendo com que os pacientes façam uso de ventilador.
Leia também!
- Especialistas acreditam que a varíola dos macacos pode ser sexualmente transmissível
- Cigarros eletrônicos causam mais gastos com saúde que cigarros tradicionais, diz estudo
- Consumo de energético por adolescentes e crianças traz riscos, diz alerta de entidade médica
Os casos da paralisia misteriosa acontecem nos Estados Unidos em 2014. Os picos acontecem a cada dois anos, normalmente entre agosto e outubro. O pior ano foi 2018, onde foram registrados 238 casos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Especialistas apontam que o problema poderia ser causado pelo enterovírus D68, um vírus respiratório. A ideia foi confirmada pelos pesquisadores responsáveis pelo novo estudo, que encontraram o material genético do EV-D68 nas células da medula espinhal de uma criança que morreu de AFM.
“Isso é emocionante. É a melhor evidência que tivemos em humanos”, disse a especialista em doenças infecciosas do Hospital Infantil de Pittsburgh, Megan Culler Freeman, que não participou do processo de autopsia.

Os pesquisadores disseram que havia um certo ceticismo sobre o EV-D68 ser o verdadeiro culpado pela paralisia misteriosa, pois ele é apenas um vírus respiratório comum. Agora, os cientistas tentam entender o que leva o vírus a causar a AFM em alguns casos.
Via: Medical Xpress
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!