Os futuros carros da Mercedes-Benz não devem mais oferecer a caixa de câmbio manual, e deverão sair a partir do ano que vem das linhas de montagem sem o pedal da embreagem. Este movimento da empresa alemã será progressivo.

A transmissão manual já não é encontrada com tanta frequência em modelos recém-introduzidos da Mercedes-Benz. Algumas versões do Classe A, Classe B e CLA, por exemplo, são das poucas que ainda vêm com uma configuração de três pedais. Especificamente, as configurações mais acessíveis com os motores menores, que não estão disponíveis em muitos mercados (nos EUA, por exemplo, a montadora não oferece um veículo com transmissão manual desde 2011).

Eletrificação mexendo na preferência dos motoristas

Um porta-voz da marca argumentou que os gostos dos compradores mudaram à medida que mais e mais pessoas preferem veículos puramente elétricos e híbridos plug-in. “Com o aumento da eletrificação, vemos que a demanda do cliente está mudando para componentes de mobilidade elétrica, baterias e sistemas de acionamento (parcialmente) elétricos”, disse ele ao jornal Automobilwoche.

De qualquer forma, essa mudança da empresa já vem sendo ensaiada desde 2020 pelo menos. E a automação está bem consolidada nos trabalhos da empresa, como mostra a divisão AMG (voltada para veículos de desempenho), que não tem um único modelo equipado com transmissão manual em seu portfólio.

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Enquanto a Mercedes está dando adeus à caixa de câmbio manual, a arquirrival BMW ainda permite aos motoristas “trocarem de marcha” em seus veículos na base M3 e M4. O recém-produzido M2 (G87) também terá um pedal de embreagem, enquanto modelos modestos, como o Série 1, estão disponíveis com três pedais em alguns mercados, por enquanto.

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