Twitter é multado por vender dados de usuários para anunciantes

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 27/05/2022 19h00, atualizada em 27/05/2022 21h56
Logo do Twitter
Créditos: Ink Drop/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Twitter foi multado em US$ 150 milhões por compartilhar dados de seus usuários com anunciantes. O valor foi acertado com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC).  Os dados também foram usados para vender anúncios direcionados.

Entre os dados compartilhados, estão nome, número de telefone e e-mails. As informações eram compartilhadas com anunciantes sem a autorização dos usuários e a rede social foi acusada de fazer isso durante seis anos.

Leia também!

Segundo o processo, o Twitter violou um acordo de 2011 feito com os reguladores, onde a plataforma se comprometia a não utilizar as informações dos usuários para anúncios. As informações utilizadas pelo Twitter são pedidas para questões de segurança.  

“Como observa a acusação, o Twitter obteve dados de usuários com o pretexto de aproveitá-los para fins de segurança, mas acabou usando as informações para direcionar anúncios aos usuários”, disse a presidente da FTC, Lina Khan. 

“Os consumidores que compartilham suas informações privadas têm o direito de saber se essas informações estão sendo usadas para ajudar anunciantes”, disse a procuradora americana Stephanie Hinds. 

logo Twitter montado por uma criança
Twitter é multado por vender dados de usuários para anunciantes. Imagem: AlesiaKan/iStock

A acusação estima que cerca de 140 milhões de usuários tenham fornecido seus dados com base em “declarações enganosas do Twitter”.  

O diretor de privacidade do Twitter, Damien Kieran, declarou que a rede social pode realmente ter usado as informações para publicidade, mas não adota mais essa prática. “Manter os dados seguros e respeitar a privacidade é algo que levamos extremamente a sério e cooperamos com a FTC em todas as etapas”, disse. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.