Um estudo da Universidade de Washington apontou que o ato de navegar nas redes sociais pode causar um estado dissociativo nos usuários durante seu uso. O estado dissociativo ocorre quando nos afastamos momentaneamente da realidade e temos uma espécie de “viagem”, geralmente, enquanto fazemos tarefas que não exigem concentração total.

Para realizar o estudo, uma pesquisadora da Universidade de Washington criou um aplicativo que se conecta às contas do Twitter de voluntários e pergunta para eles em um determinado período de tempo aos usuários se eles se lembravam daquilo que tinham acabado de ler.

Usuários não sabiam o que estavam lendo

Os voluntários usaram o aplicativo, que foi chamado de Chirp, durante um mês, como uma forma de medir o estado dissociativo. Foi pedido aos usuários que dissessem se concordavam com a afirmação: “Eu estou usando o Chirp sem realmente prestar atenção no que estou fazendo”.

Durante o período do estudo, 42% dos voluntários disse pelo menos uma vez que concordavam fortemente com a afirmação de que estavam no Twitter sem prestar atenção no que estavam lendo. Em entrevistas feitas pessoalmente, 16% dos pesquisados afirmaram ter experimentado o estado dissociativo pelo menos uma vez enquanto estavam usando alguma rede social.

publicidade

Leia mais:

Junto com os pop-ups que perguntavam aos participantes se eles estavam ou não prestando atenção, os pesquisadores apresentaram outras intervenções que diziam aos usuários que eles estavam desatentos. Além disso, também eram exibidas informações como o tempo de tela e perguntas sobre se gostariam de continuar usando o aplicativo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!