A farmacêutica Health Meds anunciou uma nova ferramenta capaz de ajudar os médicos a prescreverem a quantidade correta de canabinóide. A calculadora digital visa solucionar o problema que alguns profissionais enfrentam no momento de definir a dose de Cannabis correta para cada paciente.  

Por se tratar de um medicamento fitoterápico, a Cannabis não tem um padrão estável, como remédios sintéticos feitos em laboratório, a dose correta varia de acordo com a doença, paciente, concentração do óleo e até genética da planta.

Leia também!

Atualmente, cerca de 0,5% dos médicos de todo o mundo possuem formação específica para tratar pacientes com produtos derivados da Cannabis medicinal, o que aumenta a necessidade da calculadora digital.  

publicidade

O uso da Cannabis medicinal como tratamento para diversas doenças está aumentando. No Brasil, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou mais de 40 mil autorizações para o uso do canabidiol em 2021, enquanto no ano anterior, menos de 20 mil pedidos haviam sido autorizados, já em 2019 foram cerca de 8,5 mil solicitações.  

“Defendemos o respaldo científico para o uso da Cannabis medicinal, respeitando todos os padrões de qualidade e segurança. Por isso desenvolvemos a calculadora”, afirma o diretor de pesquisa da Health Meds, Flávio Rezende.  

Maconha
Farmacêutica lança calculadora para medir dose segura de Cannabis. Créditos: Jan Fries/Getty Images

A dosagem da Cannabis medicinal pode levar anos para ser acertada, porém, a farmacêutica aponta que a nova ferramenta usa cálculo com base científica a partir da condição do paciente, quantidade de ingestão diária, tamanho do frasco e período de tratamento.  

No entanto, a nova calculadora só está disponível para médicos que estejam cadastrados no sistema da farmacêutica.

Via:  Folha de SP

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!