O Google está trabalhando em uma tecnologia para que os smartphones Android detectem tosse e ronco do usuário. A novidade foi encontrada em linhas de código de um aplicativo dentro da Play Store, com o efeito prático do seu uso sendo aproveitado apenas por funcionários do próprio gigante das buscas – até o momento.

Os smartphones Android já conseguem detectar uma série de dados sobre o usuário, indo desde passos dados, calorias queimadas, frequência respiratória, cardíaca e podem ir além, identificando até mesmo terremotos. Agora, um aplicativo chamado Google Health Studies foi atualizado e, dentro do programa, foram encontrados indícios do uso do microfone para identificar tosse e ronco.

Leia também

A linha diz “Sleep Audio Collection”, ou Coleção de Áudio do Sono, em tradução livre. Detalhes sobre o recurso estão presentes, com o seguinte texto: “você deve ser um funcionário do Google em tempo integral com um celular Android para participar deste estudo. As condições ambientais exigidas para este estudo são não ter mais de um adulto dormindo no mesmo ambiente que não trabalhe para uma empresa concorrente”.

publicidade

Android pode usar detecção até no Nest Mini

“A equipe Health Sensing está trabalhando ativamente para trazer um conjunto avançado de recursos e algoritmos de detecção para dispositivos Android com o objetivo de fornecer aos usuários informações significativas sobre seu sono. A coleção de áudio auxilia essa missão, ao prover dados necessários para avaliar, ajustar e desenvolver tais algoritmos”, diz o app.

Claramente o recurso está em testes internos para que possa servir como função em uma versão futura do próprio Android, pois a análise do som captado pelo microfone do aparelho tende a não ser um trabalho muito intenso. Também não está claro se a detecção de ronco e tosse será uma ferramenta exclusiva dos aparelhos Pixel, pois podem aparecer até mesmo em um relatório criado a partir de outros aparelhos, como um Nest Mini ou tela inteligente.

Via: 9to5Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!