Homem sobrevive a acidente com jetpack que ele mesmo construiu; assista

Na França, o inventor Franky Zapata acabou caindo nas águas de um lago de uma altura por volta dos 15 metros em um acidente com seu jetpack
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 30/05/2022 13h47
Franky Zapata em seu jetpack na hora do acidente
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último final de semana, o inventor francês Franky Zapata caiu com seu jetpack (prancha voadora) durante um voo de demonstração na França – e, muito felizmente, sobreviveu. Um espectador filmou o momento do acidente. Ao que tudo indica, sua queda foi de cerca de uns 15 metros de altura.

Como o homem sobrevoava um lago, ele caiu nas águas, com prancha e tudo, depois de vários giros no ar. A queda foi em uma velocidade considerável, confira:

A gravidade pode vencer

Zapata foi levado ao hospital e está se recuperando bem (ele estava consciente quando os serviços de emergência o retiraram do lago). Nas redes sociais, o inventor de 40 anos de idade e que é ex-campeão de jet ski, compartilhou com bom humor as boas notícias sobre suas condições após a queda, agradecendo às mensagens que recebeu.

“Isso nos lembra que não somos pássaros e que se não formos excelentes, a gravidade vence”. Zapata também agradeceu aos socorristas e prometeu que o acidente só adiou um pouco seus trabalhos. Ele deveria se apresentar várias vezes entre sábado (28) e domingo (29), mas a prefeita local (da comuna francesa de Biscarrosse) disse que suas aparições foram canceladas após o ocorrido.

Inventor já cruzou o Canal da Mancha com seu jetpack

Zapata, apelidado de “o homem voador” pela mídia francesa, também é famoso em seu país por participar do Dia da Bastilha com sua prancha, voando sobre a exibição militar (o inventor também é reservista das forças armadas da França). Inclusive, há interesses militares sobre uma versão do jetpack capaz de ser usada para reconhecimento e até como plataforma de assalto.

O equipamento, que Zapata projetou, construiu e pilotou, é uma espécie de prancha de surf movida por quatro microturbinas e pode atingir velocidades de até 140 km/h. Dentre suas façanhas, há o recorde de voo mais longo com prancha voadora em 2016, um voo a 3 km de altura em 2018 e cruzar o Canal da Mancha em 2019.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital