Google investe US$ 300 milhões em rival do TikTok

Por Gabriel Sérvio, editado por André Lucena 30/05/2022 16h39, atualizada em 30/05/2022 17h28
Edifício do Google em Munique, Alemanha com logotipo da empresa em branco.
Crédito editorial: ThomasAFink / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Entre os investimentos recentes do Google, está um aporte de US$ 300 milhões da gigante de buscas para a startup indiana ShareChat, elevando o valor de mercado da empresa do ramo de mídia social para a faixa dos US$ 5 bilhões, segundo os dados da Reuters

Este já é o segundo cheque relevante da gigante de buscas no nicho de aplicativos de vídeos curtos na Índia, um segmento dominado atualmente pelo aplicativo TikTok.

Fachada de um dos prédios do Google
Google demonstra interesse no nicho de aplicativos de vídeos curtos com novo investimento multimilionário na Índia. Imagem: Jay Fog/Shutterstock

Mercado de startups em baixa

Analistas apontam que o investimento do Google chega em um momento de baixa entre as startups indianas, que após terem captado um recorde de US$ 35 bilhões em 2021, lutam para arrecadar fundos em meio às incertezas da economia global.

Vale ressaltar que a injeção de capital do Google acontece junto ao salto de popularidade dos concorrentes do TikTok na Índia, já que aplicativo da ByteDance segue banido do país desde 2020 por desacordos do governo indiano com a China: “eles estão engajados em atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia, à segurança do estado e à ordem pública”, relataram as autoridades do país na época.

Como contexto, o ShareChat possui atualmente 180 milhões de usuários ativos mensais. Entre seus investidores, também estão outros nomes conhecidos, como o Twitter e a Snap, empresa que controla o Snapchat.

Curiosamente, se Elon Musk conseguir de fato comprar o Twitter, o chefão da Tesla e SpaceX terá automaticamente uma participação de 6% a 8% no ShareChat, apontam especialistas.

Via: Reuters

Leia mais:

Usuários reclamam de excesso de anúncios

Também na Índia, usuários estão reclamando do excesso de anúncios no Google Messages, um aplicativo de mensagens da empresa. A alegação é que diversos anúncios são enviados por dia, mesmo quando o recurso de proteção contra spam é ativado.  

Aparentemente, as propagandas mais insistentes são de empresas de empréstimos pessoais, jogos de azar e até mesmo seguro de vida. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.