Leonidas Santana/Shutterstock
Até o fim da tarde desta terça-feira (31), último dia para o envio da declaração do Imposto de Renda, 932.095 pessoas optaram por usar o Pix para realizar os pagamentos ao fisco e também para receber a restituição. Segundo os dados da Receita Federal, o número responde por uma fatia de 4,4% entre os que enviaram a declaração no prazo.
O supervisor nacional do programa de Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, avaliou o índice como expressivo, acrescentando em entrevista coletiva que a Receita “está afinada” com o meio de pagamento mais moderno — que já responde por 10% das vendas online no Brasil.
Adotar o Pix representou um “ganho bastante positivo”, reforçou Julio Cesar Gomes, secretário especial da Receita Federal. “No momento em que foi introduzido o Pix no nosso sistema financeiro, a Receita do Brasil também fez uso do Pix, não só para pagamento dos tributos, mas também para as restituições. O que traz uma comodidade, segurança e eficiência bastantes positivas”, concluiu o secretário.
Leia mais:
Os lotes serão disponibilizados seguindo a ordem de entrega da declaração, ou seja, quem enviou o documento primeiro também recebe a restituição antes dos demais. O primeiro lote, inclusive, já começou a ser pago ontem, dia 31 de maio.
Para conferir se foi contemplado neste primeiro lote, basta acessar a página da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”. Confira as demais datas dos próximos lotes abaixo:
Segundo o governo federal, o montante será destinado aos contribuintes com prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2.305.412 entre 60 e 79 anos, 149.016 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 702.607 cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de junho de 2022 10:32