Quer melhorar o seu nível inglês e não sabe por onde começar? Saiba que entre as diversas ferramentas desenvolvidas pelo Google ao longo dos anos, há uma função nativa criada justamente para aprimorar o conhecimento da língua inglesa. Trata-se do Google Word Coach. 

Disponível gratuitamente para celulares Android e iPhone (iOS), a ferramenta é basicamente um jogo que funciona em formato de quiz, recompensando o usuário com uma certa quantidade de pontos por cada resposta correta. 

publicidade
Quadro-negro com o texto 'você fala inglês?'. Pote com lápis e a bandeira do Reino Unido em uma mesa de madeira.
Segundo o Google, a ferramenta é útil para iniciantes e também para quem já possui algum nível de domínio e conhecimento da língua inglesa. Imagem: nito/Shutterstock

Para tirar proveito do recurso, a boa notícia é que você não precisa instalar nenhum aplicativo extra no seu aparelho. Ficou interessado? Então confira tudo o que você precisa saber sobre a Google Word Coach acompanhando o guia que preparamos aqui no Olhar Digital.

Veja também:

publicidade

O que é Google Word Coach?

Lançado há pouco mais de quatro anos pela gigante de buscas (mais precisamente em fevereiro de 2018), a ideia do Word Coach é simples: oferecer uma maneira prática para o usuário final conhecer novos termos em inglês.

Disponível a poucos toques de distância, a empresa afirma que a ferramenta é especialmente útil para os iniciantes, sem deixar de fora quem também já possui algum nível de domínio da língua inglesa.

publicidade

“O Google Word Coach é um jogo desenvolvido para ajudar a expandir o vocabulário da língua inglesa de uma forma divertida e envolvente”, diz o comunicado oficial de lançamento da ferramenta.

O Word Coach, que pode ser um aliado para aprimorar o seu conhecimento do idioma, também é mais uma das soluções do Google para manter os usuários entretidos ao realizar pesquisas em seu poderoso motor de buscas, que segue invicto como o mais usado no mundo.

publicidade

A má notícia é a seguinte: infelizmente, ainda não dá para acessar o quiz pelo computador, nem mesmo usando o Google Chrome. Como o recurso já está disponível há algum tempo, parece que a ideia é manter a compatibilidade apenas com dispositivos móveis. Veja a seguir como o jogo funciona e o que é preciso fazer para acessá-lo no seu telefone.

Como o Google Word Coach funciona?

O sistema de quiz é distribuído por diferentes rodadas. O Word Coach desafia os usuários por diferentes níveis de dificuldade a encontrar traduções corretas para uma infinidade de termos em inglês, misturando palavras com imagens no meio das partidas. 

Cada questão é apresentada ao jogador em formato de um card, que traz duas alternativas de resposta. O game vai ficando mais difícil conforme o usuário vai acertando as traduções e passando de fase.

Como jogar o Google Word Coach: passo a passo

1º Passo 

Como dito antes, para conseguir jogar o Word Coach no seu aparelho, não é preciso instalar nada. Basta pesquisar por ‘Word Coach’, o que pode ser feito de duas maneiras: pelo aplicativo oficial do Google (disponível para Android ou iOS) ou pelo navegador Google Chrome, que também funciona nas duas plataformas.

Durante o jogo, o Google fornece algumas dicas para o usuário. Imagem: Reprodução

2º Passo 

O primeiro card do quiz já aparecerá automaticamente no topo dos resultados, bem como no exemplo abaixo:

O game funciona por pontos distribuídos por cada resposta correta. A ideia é que o usuário aponte as traduções certas para as palavras e imagens mostradas nos cards. Imagem: Reprodução

3º Passo

Não sabe qual é a resposta correta? Para pular para a próxima pergunta, basta tocar na opção ‘Pular’, que fica posicionada no canto inferior direito dos cards. O game então mostra qual seria a resposta certa e você deixa de marcar pontos.

Se desejar, o jogador pode pular para o próximo card tocando na opção ‘Pular’. Imagem: Reprodução

4º Passo

Caso não acerte algumas traduções no meio do caminho, no fim da rodada — composta por cinco perguntas cada — você pode conferir uma breve explicação sobre as respostas tocando na seta que fica ao lado das palavras marcadas com o ‘X’ em vermelho.

O Word Coach mostra ao jogador a tradução correta de todas as palavras no fim de cada rodada. Imagem: Reprodução

5º Passo

No fim, continue respondendo às perguntas para passar de rodada, o que é feito tocando na opção ‘Próxima rodada’. Com o passar do tempo, o próprio sistema do Google nota que você está indo bem e vai deixando as traduções cada vez mais desafiadoras. 

Se notar que o jogo está fácil demais, o próprio Google se encarrega de deixar as perguntas mais difíceis com o passar do tempo. Imagem: Reprodução

6º Passo

Para encerrar uma partida, basta fechar o aplicativo do Google ou a aba que está executando o Word Coach no Chrome (lembrando novamente que o jogo só roda no celular). 

Importante: toda a pontuação acumulada no fim da jogatina só fica armazenada caso esteja jogando com a sua conta do Google logada! Do contrário, se quiser jogar novamente, é preciso começar literalmente tudo do zero, o que significa ter que voltar para o nível mais básico do quiz.

É possível pular alguma pergunta do Google Word Coach?

Sim, como mencionamos antes, para pular uma determinada pergunta, basta tocar na opção ‘Pular’, que fica posicionada na parte inferior direita de cada card.

Como a pontuação é calculada no Google Word Coach?

Para cada resposta correta, o jogador ganha um determinado número de pontos, normalmente são 200 por pergunta. À medida que vai passando pelas rodadas, a pontuação vai aumentando conforme a dificuldade das traduções.

Cada rodada é composta por cinco perguntas, no fim você pode conferir qual foi o seu acumulado de pontos por rodada.

Qual é a pontuação máxima do Google Word Coach?

A pontuação máxima por rodada é de 600 pontos, o que ocorre caso o usuário acerte todas as cinco perguntas. Ao longo da pesquisa sobre o quiz do Google, alguns usuários dizem que já ultrapassaram a marca de 240 mil pontos no game. 

Existe pontuação negativa em caso de erro?

A resposta é não. O ‘Word Coach’ não adota um sistema de penalização para o jogador gerando uma pontuação negativa, o que acontece é que o usuário deixa de pontuar quando erra uma determinada tradução.

Pular a pergunta faz perder pontuação?

Também não. Assim como no caso de erros, optar por pular uma pergunta só faz com que o jogador deixe de acumular mais pontos no fim de uma rodada.

Existe uma versão do Google Word Coach em português?

Ainda não. Por enquanto, segundo as informações do próprio Google, o jogo só está disponível na Índia e em países que não falam inglês como língua primária. Contudo, nada impede que a empresa disponibilize uma atualização com a opção de acessar perguntas em outros idiomas.

Dá para jogar o Google Word Coach com imagens?

Sim. O jogo funciona por padrão combinando imagens e palavras e não há limite entre as partidas. O Google, inclusive, informa que o seu sistema de quiz não tem um ponto final, ou seja, o usuário pode jogar por horas seguidas se quiser atingir pontuações mais altas.

Conclusão

No fim, fica claro que o Word Coach é mais uma ferramenta totalmente gratuita que pode motivar mais pessoas a aprimorar o seu vocabulário e conhecimento na língua inglesa.

Como as primeiras perguntas partem de níveis mais básicos, todos podem se divertir, mesmo sem muito conhecimento em inglês. A dica final é experimentar e encarar os desafios dos diferentes níveis do jogo.

Quer ajuda para aprender inglês? Veja esta lista que preparamos com os melhores tradutores inglês-português.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!