O Olhar Digital transmite a partir das 9h30 (horário de Brasília) deste sábado (4) o voo do segundo brasileiro a ir para o espaço em toda a história. Trata-se de Victor Correa Hespanha, engenheiro de produção civil de Minas Gerais, que conquistou seu assento na espaçonave New Shepard por meio de um sorteio realizado pela Crypto Space Agency (CSA), após adquirir três NFTs (token não-fungíveis) pela plataforma.

Este será o quinto voo tripulado da Blue Origin e o lançamento da missão conhecida como NS-21 – porque será o 21º voo de um veículo New Shepard na contagem geral da empresa – está marcado para as 10h (horário de Brasília), do Launch Site One, em Van Horn, oeste do estado norte-americano do Texas.

publicidade

Assista abaixo pelo canal do Olhar Digital no YouTube:

Problema técnico adiou lançamento

Originalmente, o quinto voo tripulado da Blue Origin estava marcado para 20 de maio. Victor e sua esposa, Marcella Diniz Hespanha, embarcaram para os EUA no dia 15 e ficaram hospedados na Vila dos Astronautas, localizada nas instalações da empresa em El Paso, a cerca de 195 km do local de lançamento.

publicidade

No trailer onde ficou alojado, o brasileiro foi recebido com diversos “mimos” oferecidos pela Blue Origin, como uma bolsa personalizada, várias camisas e chocolates.

Victor ganhou presentes da Blue Origin ao chegar no alojamento. Imagem: Victor Hespanha – Instagram

No dia seguinte, ele conheceu o restante da tripulação. “Gostei demais de conhecer cada um, e a gente já deu super certo desde o primeiro contato”, escreveu o brasileiro no Instagram.

publicidade

Os treinamentos deveriam começar entre os dias 17 e 18, mas foram suspensos quando a empresa detectou um problema técnico na espaçonave e optou por adiar o lançamento. 

“Durante nossos check-outs finais de veículos, observamos que um dos sistemas de backup da New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho. Com muita cautela, vamos atrasar o lançamento do NS-21 originalmente programado para sexta-feira. Fique ligado para mais atualizações”, dizia o comunicado da Blue Origin no Twitter, também publicado no site da empresa.

publicidade

Leia mais:

Após três dias, Victor revelou que foi orientado a voltar para o Brasil e aguardar novo chamado, o que aconteceu dez dias depois, na última segunda-feira (31), quando a Blue Origin anunciou a nova data do voo.

Na quinta-feira (2), o brasileiro divulgou um vídeo em sua página no Instagram contando que os treinamentos começaram, mostrando o crachá que recebeu da empresa e apresentando as instalações aos seguidores.

https://www.instagram.com/p/CeU6DNjjM8L/

Nos Stories, Victor contou como foi o primeiro dia de treinamento. “Hoje, fizemos alguns simulados na cápsula, alguns testes de segurança e aprendemos uns termos mais técnicos. Estou animado demais. A cápsula por dentro é incrível, o assento é confortável, é tudo impecável”. Os preparativos continuam nesta sexta-feira (3), véspera do tão esperado voo.  

Victor Hespanha experimentando seu assento no interior da cápsula New Shepard. Imagem: Blue Origin

Uma tradição em toda missão espacial, seja a turismo ou científica, permite que os tripulantes selecionem objetos pessoais a suas escolhas, para serem levados na viagem. A prática remonta ao início das missões espaciais, quando astronautas do programa Mercury começaram a levar pequenos itens consigo em seus voos.

Victor ainda faz mistério sobre os objetos que vai levar para o espaço, mas adiantou um deles: a bandeira do Brasil. “Estou levando algumas coisas que têm significado para mim e vou levar algumas que foram sugeridas”.

Um dos objetos que o engenheiro de produção civil vai levar para o espaço é a bandeira do Brasil. Imagem: Blue Origin

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!