Embora seja uma área de fundamental importância para o desenvolvimento de uma nação, a tecnologia aeroespacial ainda é pouco difundida no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em contraste a essa triste realidade, o desempenho de um grupo de estudantes de Teresina, no Piauí, vem surpreendendo nas olimpíadas de satélites país afora. 

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (03) recebe o professor Edwar Montenegro, responsável pelo grupo piauiense que vem se destacando nessa área. Ele vai falar sobre o ensino desse tipo de tecnologia nas escolas e também sobre a Missão Esperança, que pretende lançar a primeira sonda estratosférica do Piauí.

publicidade
O convidado desta semana do Olhar Espacial é o físico Edwar Montenegro. Imagem: Arquivo Pessoal

De nacionalidade peruana-brasileira, Montenegro é físico, empreendedor, escritor, palestrante, divulgador científico e um conceituado professor no estado do Piauí. Atualmente, dá aulas de Satélites Artificiais no Programa Cidade Olímpica Educacional. Ele também é CEO na Graviton Scientific Society, fundador da Sideral Labs e CTO na Missão Estratosférica Esperança.

Graduado em Física pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), atualmente é aluno de doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais também na UFPI.  

publicidade

Edwar Montenegro orientou a equipe de alunos que venceu o 1º Desafio de Satélites da Olimpíada Brasileira de Satélites-MCTI na 17ª SNCT/MCTI-2020, na Categoria Ensino Fundamental II. Ele também é o técnico da equipe classificada em 1º lugar do Nordeste para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites, nível Ensino Fundamental.

Leia mais:

publicidade

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!