O sono é uma necessidade básica do corpo humano, tão importante quanto uma alimentação saudável ou uma rotina de exercícios físicos. Porém, muitas pessoas não conseguem dormir adequadamente durante a noite, fazendo o corpo e a mente sofrerem. Para tentar resolver isso, uma startup está trabalhando em um travesseiro inteligente, que promete ajudar a melhorar a qualidade do sono.

O equipamento, que ainda está em fase de testes, é auto alimentado e tem como principal diferencial o rastreamento da posição da cabeça. O travesseiro inteligente usa nanogeradores triboelétricos, sistemas de autoalimentação que assumem formatos vestíveis, como máscaras para os olhos e cintos. Essa tecnologia também pode ter o formato de adesivos, lençóis, e agora, um travesseiro.

publicidade
Esquema explica o funcionamento do travesseiro inteligente. Crédito: ACS Applied Materials & Interfaces (2022). DOI: 10.1021/acsami.2c03056

Como o travesseiro foi construído

Para construir o travesseiro inteligente, os pesquisadores desenvolveram uma camada triboelétrica com um polímero poroso e flexível. O movimento de cabeça de cabeça feito em cima do travesseiro altera o campo elétrico ao redor dos eletrodos próximos, gerando uma corrente. Os pesquisadores juntaram vários desses sensores para criar uma espécie de fronha que pode ser usada em qualquer travesseiro comum.

Leia mais:

publicidade

Esse sistema é capaz de gerar uma voltagem correspondente à pressão aplicada, que poderia rastrear o movimento de um dedo traçando letras. Os sensores também puderam capturar a distribuição de uma cabeça humana falsa à medida que ela era mudada de posição.

O travesseiro inteligente pode ser usado para outros fins além do rastreamento do sono. De acordo com os pesquisadores, o dispositivo é capaz de monitorar os sintomas de doenças que afetam o movimento da cabeça, como a espondilose cervical, um distúrbio degenerativo que afeta o pescoço. Outra função é funcionar como um sistema de alerta precoce para quem corre risco de cair da cama.

publicidade

Via: TechXplore

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!