Consumidores sul coreanos estão criticando o sistema de cobranças da Google Play Store em razão do aumento nos valores dos aplicativos comercializados na plataforma. Inúmeros usuários pediram uma investigação com foco nos executivos da gigante da tecnologia, o que inclui o CEO Sundar Pichai. 

Nova política de cobranças

Após a nova política do sistema de cobranças da Play Store. os desenvolvedores de aplicativos tiveram que elevar a porcentagem das comissões. 

A nova regra remove aplicativos com links de pagamento externos que burlam o sistema de cobranças da Play Store, que exige uma comissão de 15% a 30% dos desenvolvedores. 

A Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a introduzir restrições nas políticas de cobrança das lojas de apps da Apple e do Google. Mesmo assim, as Bigs Techs foram em frente com suas decisões e modificaram a política de pagamento. 

publicidade
Objetivo da mentoria grátis do Google é ensinar técnicas para o jogo sucesso na Play Store. Imagem: 9to5Google/Reprodução
Nova política de cobrança da Google Play Store influenciou em aumentos de até 20% nos aplicativos baixados na plataforma. Imagem: 9to5Google/Reprodução

No caso do Google, todos os desenvolvedores de aplicativos foram obrigados a utilizarem o sistema de cobrança da Play Store, removendo links de pagamento externos.

“Os desenvolvedores de aplicativos não têm escolha a não ser aceitar a solicitação do Google, que responde por 74,6% da participação no mercado de lojas de aplicativos”, informou um membro do grupo de direitos do consumidor.

Leia mais:

Aumentos salgados 

Desde o anúncio das modificações, realizado em abril, os preços de diversos apps da Play Store, principalmente de histórias em quadrinhos e livros digitais, tiveram aumentos de 15% a 20%. 

De acordo com o Partido do Poder Popular, a nova política de pagamento no aplicativo pode fazer com que os sul-coreanos paguem R$ 879 bilhões a mais todos os anos.

Como alternativa, os provedores de serviços de conteúdo estão incentivando os usuários a fazer pagamentos fora da Play Store, onde as taxas de serviço permanecem inalteradas e livres da nova política da plataforma.

Via: South China Morning Post

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!