Um novo recorde foi conquistado na transmissão de dados por meio de uma velocidade de 1,02 petabits por segundo. A façanha é de uma equipe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT) no Japão, transmitindo os dados por mais de 51,7 Km ou 32 milhas. A marca representa um milhão de gigabits em uma linha a cada segundo, o que equivale a mais de 10 milhões de feeds de vídeo de 8K simultaneamente. A marca anterior havia sido registrada pela mesma equipe.  

Fibra óptica 

Além de registrar o recorde na velocidade na transmissão de dados, os japoneses conseguiram ainda mais uma novidade no mundo da tecnologia: tudo foi feito por meio de uma rede de fibra óptica, muito semelhante das que são utilizadas na internet banda larga. Trata-se de uma grande expectativa em relação às futuras atualizações na velocidade na web. 

publicidade

O experimento usou fibra multi-core (MCF) de 0,125 mm de diâmetro, com multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM) em 801 canais paralelos empacotados na mesma linha.

Apagamento de dados
A obtenção de velocidades cada vez maiores na transmissão de dados é um fator de evolução no mundo tecnológico. Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock

Outra inovação foi utilizar quatro núcleos no lugar do padrão, quadruplicando as rotas de dados. Os pesquisadores inseriram ainda várias tecnologias de otimização, influenciando no aumento do sinal e decodificação.  

publicidade

Leia mais:

De olho no 5G 

Como altas velocidades são mais difíceis de serem mantidas em longas distâncias, tudo indica que o 5G será muito útil para auxiliar nessa busca por uma maior rapidez na transmissão dos dados. 

publicidade

Segundo comunicado oficial da equipe dos pesquisadores japoneses, “além do 5G, espera-se um aumento explosivo do tráfego de dados de novos serviços de informação e comunicação e, portanto, é crucial demonstrar como novas fibras podem atender a essa demanda”.

Via: Sciencealert

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!