Em 1962, Kenichi Horie, aos 23 anos de idade, cruzou o Oceano Pacífico, do Japão para São Francisco, nos Estados Unidos, estabelecendo o recorde de pessoa mais nova a realizar essa travessia sozinho e sem escalas em um barco. 60 anos depois, o iatista japonês resolveu realizar outra façanha, também sobre as águas do maior e mais profundo oceano da Terra.

Em março de 2022, agora com 83 anos de idade, Horie iniciou a nova aventura, com duração de 70 dias, navegando cerca de 8.500 km. Fazendo praticamente o mesmo trajeto de 60 anos atrás, o homem partiu em direção contrária: de São Francisco para o Estreito de Kii, na Baía de Osaka, Japão.

A travessia foi realizada a bordo do Suntory Mermaid III, um iate com apenas 6 metros de comprimento e 990 kg, construído especificamente para esta viagem. Então, ao chegar em terras japonesas no último sábado (4), Horie se tornou oficialmente a pessoa mais velha do mundo a completar uma travessia solo do Pacífico.

O pequeno iate usado agora por Horie foi trabalhado com boas melhorias diante do Mermaid de 1962 (que está hoje nos Estados Unidos, mantido no Museu Marítimo Nacional, na Califórnia). Naquela viagem, foram 94 dias sobre as águas do Pacífico.

publicidade

Sustentabilidade sobre o Pacífico

Em sua travessia solo há 60 anos, Horie sobreviveu à base de arroz e comida enlatada, em uma aventura sem aviso prévio, sem passaporte ou dinheiro. Mas tudo foi devidamente normalizado com as autoridades americanas ao final do percurso – e o então jovem iatista celebrou sua chegada com as pessoas no local, oferecendo o saquê e a cerveja que levou consigo em seu primeiro Mermaid.

Já o Suntory Mermaid III foi equipado com duas velas de proa e navegação GPS moderna. Ao invés de um motor, o iate fez uso apenas de um painel solar para energia. Detalhe: os dois barcos Suntory Mermaid anteriores também foram configurados dessa forma, a favor da sustentabilidade – a versão anterior, Suntory Mermaid II, era feita de alumínio reciclado e usava a energia das ondas para avançar, enquanto o painel solar alimentava a eletrônica do barco.

Uma cerveja para cada dia e conversas diárias com a família

O iatista japonês não contou com sistema de produção de água a bordo. Em vez disso, havia 70 garrafas de dois litros, mais uma cerveja para cada dia. Horie teve também apoio através de sistemas de rastreamento e rádio sem fio e conversou com sua família todos os dias, ligando para ela de seu telefone via satélite.

Horie também é conhecido por velejar ao redor do mundo sozinho em 1974 e viajar de norte a sul ao redor do mundo entre 1978 e 1982. Em 1999, ele partiu de São Francisco para o Japão em um navio feito de barris de cerveja. O octogenário iatista recordista japonês já disse que quer continuar navegando até os 100 anos de idade (e ao que tudo indica, deve conseguir).

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!