A balsa-drone da SpaceX “Of Course I Still Love You” (OCISLY) está de casa nova. A embarcação saiu do Porto Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, na Costa Leste do país, no último dia 10 de junho, com destino ao Porto de Long Beach, no estado da Califórnia, na Costa Oeste.

O objetivo da mudança é apoiar o número cada vez maior de lançamentos de foguetes da empresa a partir da região. As bases da Costa Oeste, como a de Vandenberg, na Califórnia, são ideais para o lançamento de satélites em órbitas polares, que passam sobre os polos norte e sul da Terra.

publicidade

A viagem da balsa-drone teve várias semanas de duração mas foi bastante tranquila. O único grande desafio foi a passagem pelo Canal do Panamá, que faz a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Para a travessia, foi necessário o auxílio de  navio de transporte semissubmersível.

Após 26 dias, a balsa-drone da SpaceX finalmente chegou ao seu destino. Para atracar no porto, a OCISLY foi carregada sobre o convés de um navio ainda maior que ela, o Mighty Servant 1. A chegada aconteceu a tempo para a primeira missão de satélite polar da Starlink, que deve acontecer ainda no mês de julho.

publicidade

Por que mudar?

Durante sua estadia na Flórida, a balsa-drone OCISLY deu excelentes resultados para a SpaceX. Somente em 2020, a empresa lançou nada menos do que 25 foguetes a partir do estado. Para os próximos anos, a SpaceX pretende aumentar o número de lançamentos de suas instalações da Costa Oeste, a fim de concluir sua constelação de satélites Starlink.

Recentemente, a SpaceX anunciou que lançaria alguns foguetes da Base Aérea de Vandenberg, de propriedade das Forças Espaciais dos EUA. Contudo, atualmente, o único meio para recuperação de foguetes em Vandenberg é o pouso do primeiro estágio de volta em terra, o que requer uma grande reserva de combustível.

publicidade

Leia mais:

Para facilitar esse processo, seria necessária a presença de uma balsa-drone na Costa Oeste, o que motivou a transferência do OCISLY de uma costa para a outra. Atualmente, a SpaceX conta com mais uma balsa, a “Just Read the Instructions”, que está atracada no estado da Flórida. Além das delas, outras duas estão em construção, uma na Flórida e outra na Louisiana.

publicidade

Com informações do Space

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!