A procuradoria-geral do Texas, nos Estados Unidos, anunciou que o Twitter será investigado por conta do número de contas falsas automatizadas na plataforma. De acordo com o órgão, a rede social teria violado uma lei estadual de proteção aos consumidores contra práticas comerciais falsas, enganosas e enganosas.

Em nota, a procuradoria esclareceu que a investigação se dá porque as contas de bots diminuem a qualidade da experiência dos usuários no Twitter, além de inflacionar o valor de mercado da empresa e os custos para se fazer negócios com a plataforma, o que prejudica diretamente os consumidores do Texas.

Momento delicado para o Twitter

Elon Musk suspendeu a compra do Twitter por tempo indeterminado e pode desistir de vez de adquirir a rede social por conta do número de contas falsas na plataforma. Imagem: Creative Commons – Flickr

A investigação se dá em um momento em que o Twitter enfrenta uma pressão crescente em relação aos dados sobre contas falsas dentro da plataforma. Este dado, inclusive, foi a justificativa de Elon Musk para suspender por tempo indeterminado o acordo para compra da rede social.

No primeiro trimestre deste ano, o Twitter estimou que menos de 5% dos mais de 229 milhões de usuários diários da plataforma eram contas falsas ou de spam. Porém, a plataforma admite que as estimativas podem não representar com precisão o número real de contas inautênticas.

publicidade

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, pediu à plataforma que fornecesse documentos à investigação  sobre os dados de usuários, incluindo informações que descrevam e fundamentem o método usado pelo Twitter para calcular o número de spam e contas falsas em sua base de usuários, até 27 de junho.

O desafio de estimar as contas falsas

O CEO da empresa, Parag Agrawal, escreveu em sua conta na rede social que as estimativas de contas inautênticas têm como base “várias análises humanas (em réplicas) de milhares de contas, que são amostradas aleatoriamente, de forma consistente ao longo do tempo”.

Os números têm como base o que o Twitter classifica como usuários ativos diários, que são aqueles que podem ver anúncios. Porém, estimar esses números pode ser algo muito mais complexo do que se pode pensar inicialmente.

Leia mais:

“O difícil desafio é que muitas contas que parecem falsas superficialmente – na verdade são pessoas reais. E algumas das contas de spam que são realmente as mais perigosas – e causam mais danos aos nossos usuários – podem parecer totalmente legítimas na superfície”, tuitou Agrawal.

Via: CNET

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!