Musk revela próxima fase do Plano Mestre da Tesla: “mudar toda a infraestrutura de energia terrestre”

Em 3ª parte do Tesla Master Plan, programa de metas da companhia, executivo mira mudança radical na infraestrutura energética da Terra
Por Lucas Berredo, editado por Acsa Gomes 09/06/2022 17h54, atualizada em 13/06/2022 15h26
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou detalhes sobre a terceira parte do “Tesla Master Plan”, o programa decenal de metas da companhia, em reunião de funcionários realizada na última quarta-feira (8). As partes 1 e 2 do plano diretor, divulgadas respectivamente nos anos de 2006 e 2016, foram peças importantes para o desenvolvimento do sucesso da montadora americana — hoje a líder em valor de mercado.

A informação vem do Electrek, que obteve detalhes sobre a reunião. Ao ser questionado sobre o plano, Musk não mediu palavras: mudar toda a infraestrutura de energia e transporte terrestre do mundo.

“A terceira parte do Tesla Master Plan tem tudo a ver em alcançar uma escala muito grande”, disse o CEO da Tesla. “Temos que perguntar: qual é a tonelagem real [para mudar a infraestrutura energética]? Se trabalhamos para trás a partir de, digamos, cerca de 300 TWh de capacidade em veículos e estacionários [baterias], então é possível alcançar essa tonelagem do ponto de vista de mineração e refino, mas de forma sustentável. O Tesla Master Plan 3 é sobre isso: como você alcança escala suficiente para mudar toda a infraestrutura de energia terrestre.”

Neste sentido, a Tesla vem ampliando, nos últimos anos, suas parcerias com empresas de mineração para garantir, em longo prazo, o fornecimento de componentes para a produção de baterias, como níquel e lítio. A empresa, na verdade, já chegou a falar em se envolver diretamente no setor.

Além disso, com a conclusão das gigafábricas no Texas (EUA) e em Berlim (Alemanha), a montadora americana agora consolidou um plano para inaugurar plantas de produção com rapidez e eficiência.

Leia mais:

Partes 1 e 2 do “Tesla Master Plan” não foram 100% cumpridas

Em agosto de 2006, Musk revelou a primeira parte do Tesla Master Plan. Vale a pena ler o texto inteiro (por curiosidade), mas o resumo basicamente se trata de quatro metas, a ver:

  • Construir carros esportivos;
  • Usar esse dinheiro para construir um carro acessível;
  • Usar esse dinheiro para construir um carro ainda mais acessível;
  • Fornecer opções de energia elétrica com emissão zero.

Dez anos depois, a segunda parte do projeto enfatizou a integração de armazenamento de energia com a geração de energia renovável sob a nova divisão “Tesla Energy”. Foi anunciada também a criação de painéis solares no plano, assim como incrementar as capacidades de direção autônoma para carros — uma ideia de longa data do empresário.

No presente, Musk parece ter alcançado seu objetivo de construir carros elétricos esportivos, como são os casos do Model S e do Model 3, mas não de forma acessível. O sistema de direção autônoma também está longe de ser confiável, apesar de todo o entusiasmo do executivo.

Crédito da imagem principal: Naresh777/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.