A Porsche fechou nesta quarta-feira (8) a aquisição da empresa alemã Fazua, especializada na fabricação de unidades de acionamento leves e compactas para e-bikes. A montadora já havia comprado 20% das ações da marca em janeiro e, agora, adquiriu o restante.

Embora seja mundialmente conhecida pelos carros de luxo, a Porsche também vende e-bikes — atualmente fabricadas pela Rotwild, uma parceira de longa data. Neste sentido, a aquisição da Fazua é vista como uma maneira de aperfeiçoar a flexibilidade de seus veículos de dois rodas. Um dos trunfos da empresa é uma unidade de acionamento elétrico que permite a remoção do motor e da bateria em segundos e transforma a bicicleta de volta em um veículo de pedal.

Esta é uma boa vantagem para ciclistas que optam em alguns treinos por bicicletas com motor elétrico, mas às vezes preferem andar sem assistência para eliminar o peso de uma bateria inutilizada.

“Na Fazua, encontramos um forte parceiro com grande experiência no setor de bicicletas”, disse Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo da Porsche e membro do conselho executivo de finanças e TI. “A Fazua é conhecida entre os especialistas como uma empresa altamente inovadora que se encaixa perfeitamente no espírito pioneiro da Porsche.”

publicidade

Leia mais:

Joint venture mira expansão para micromobilidade

Simultaneamente à aquisição da Fauza, a Porsche também anunciou uma joint venture com a companhia holandesa Ponooc. Desta união, sairá uma empresa que vai desenvolver, fabricar e distribuir uma futura geração de e-bikes da Porsche de alta qualidade. As empresas terão ainda uma segunda joint venture que vai se concentrar em soluções tecnológicas para o mercado da micromobilidade — meios de locomoção alternativos para cidades que abrangem patinetes elétricos, scooters e afins.

A Porsche também possui participação majoritária em uma marca croata de e-bikes, a Greyp, fruto de um acordo fechado no fim do ano passado. Em março do ano passado, a montadora germânica apresentou duas novas e-bikes: a eBike Sport e a eBike Cross.  

E-bikes da Porsche
Porsche/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!