A Volkswagen do Brasil e a Bosch assinaram nesta quinta-feira (9) um memorando de entendimento que visa desenvolver projetos relacionados a sistemas de motorização e assistência ao condutor na América Latina. Com isso, as duas empresas esperam amplificar soluções para mercados emergentes que favoreçam a descarbonização e a eficiência energética da mobilidade, assim como a segurança no trânsito.

Pablo di Si, chairman executivo da Volkswagen na América Latina, e Gastón Díaz Pérez, presidente da Bosch para o continente, formalizaram a parceria durante evento na sede da última empresa em Campinas (SP). Os projetos abrangem soluções para melhoria de eficiência e performance de motores de combustão interna movidos a biocombustível — como etanol, por exemplo — e voltados para a redução de emissão de poluentes.

Vídeo relacionado

“Estamos imersos e focados em trazer para a Volkswagen projetos inovadores e consistentes que notadamente contribuam para nossa estratégia Way To Zero na região, em todas as esferas de atuação da empresa”, destaca Di Si, em comunicado à imprensa. “Ter um parceiro como a Bosch ao nosso lado, não só traz o expertise para atingirmos a meta de descarbonização e eficiência energética, como também leva a outro patamar de tecnologia e segurança.”

Investimentos em sistemas híbridos e segurança veicular

De acordo com as empresas, outra frente de atuação será combinar soluções elétrico-híbridas com sistemas movidos a biocombustível. A colaboração visa fomentar o uso de geração de energia por meio da conectividade — algo na linha do que a Volks faz com o recurso “Abasteça Consciente”, disponível no app da montadora alemã.

publicidade

Já do ponto de vista da segurança, Volkswagen e Bosch vão trabalhar para otimizar sensores e identificar características dos cenários de trânsito na América do Sul para adequação de sistemas de frenagem e de assistência à condução. A ideia é, com isso, refinar recuperação de energia e economia de combustível.

“Esta parceria vem ao encontro do nosso propósito ‘Tecnologia para a vida’, tornando a mobilidade mais limpa, econômica, segura e conectada”, afirma Díaz Pérez, também em comunicado. “Juntos com a Volkswagen, unimos tecnologia e inovação reforçando o nosso compromisso com a descarbonização e a segurança veicular na América Latina.”

publicidade

Crédito da imagem principal: Volkswagen/Divulgação (Gastón Díaz Pérez, da Bosch, à esquerda; Pablo di Si, da Volkswagen, à direita)

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!