A fabricante italiana Brembo anunciou o que diz ser a maior inovação na tecnologia de frenagem desde o advento dos freios ABS nos anos 1970. Batizado de Sensify, o novo sistema de freios mescla inteligência artificial (IA) com tecnologia tradicional e chega ao mercado em 2024.

De acordo com a Brembo, o Sensify deve ser compatível com todos os tipos de veículo, desde os convencionais com motor de combustão interna aos 100% elétricos. Um app dedicado permitirá que o sistema de freios possa ser personalizado com programação de curso de pedal, força mecânica e estilo de direção. O ecossistema do Sensify também irá coletar e processar dados de forma anônima para fornecer melhorias e recursos por meio de atualizações.

publicidade

“A Brembo está expandindo os limites do que é possível com um sistema de freio, abrindo oportunidades inteiramente novas para os motoristas melhorarem sua experiência na estrada e personalizarem a resposta do freio ao seu estilo de direção”, disse Daniele Schillaci, CEO da empresa italiana, em entrevista à Autocar.

A Brembo ainda não disse por quanto vai vender o sistema de freios com inteligência artificial, mas promete que o custo deve ser menor do que os atuais. Schillaci reforça também que o Sensify deve ser adotado em um carro de produção a partir do início de 2024.

publicidade

Funcionamento e sustentabilidade

De acordo com a empresa italiana, o Sensify tem um sistema de controle digital que gerencia cada roda de forma independente. Ou seja, em vez do eixo de comando, a pressão mecânica no sistema de freio é exercida pelas rodas, que possuem um sensor (ou atuador) ativado por uma unidade de controle eletrônico (ECU, na sigla em inglês).

Por meio de coleta de dados, cada ECU — uma na parte dianteira do carro e outra atrás — monitora parâmetros como atrito com asfalto, massa do veículo, distribuição de peso, velocidade e ângulo de direção. Assim que recebe um sinal, a ECU calcula a força necessária para cada roda em milissegundos e envia um comando para os sensores que ativam a pinça dos freios. A inteligência artificial, então, atua para prevenir o travamento dos freios, junto com os sistemas antiderrapantes e de controle de tração.

publicidade

Além do funcionamento inovador, o Sensify também promete ser solução de freios mais sustentável. Segundo a Brembo, graças à otimização de frenagem em cada roda, combinada com a presença quase nula de arrasto no asfalto, as emissões de gás carbônico são minimizadas. “O meio ambiente se beneficiará com a remoção de fluidos e redução no número de peças”, diz a empresa italiana.

Via Autocar

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!