A Fixar, uma desenvolvedora europeia de drones e outros modelos aéreos para aplicações comerciais e industriais estendidas, apresentou um novo veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) voltado para longas distâncias. Em composição de veículo aéreo não tripulado (UAV), o Fixar 025 pode ficar até 3,5h em voo com uma única carga, podendo voar até 300 km de distância.

Segundo a empresa sediada na Letônia, seu novo modelo possui competências de direção autônoma para lidar com missões de larga escala e longo alcance, com velocidade de cruzeiro de 85 km/h. Dentre elas, entregas, mapeamento e inspeções, imagens aéreas, sensoriamento remoto, vigilância e monitoramento.

publicidade

Um eVTOL voando a 5.000 metros de altura

Em termos de design, o eVTOL 025 apresenta uma postura elevada com proteção IP 54, triangular e de asa fixa, para uma envergadura de 2,8 metros. Quatro rotores elétricos permitem também que o veículo da Fixar alcance alturas de até 5.000 metros, sendo seu peso máximo de decolagem de 25 kg.

A capacidade de carga útil do veículo é de até 10 kg, e sua estrutura é projetada para ser altamente personalizável. Assim, o Fixar 025 pode ser equipado com uma variedade de sensores, como câmeras de vídeo e scanners LiDAR.

publicidade

Para proteger sua carga útil, o drone vem com um sistema de segurança dedicado. Suas operações autônomas são controladas por meio dos sistemas Autopilot e xGroundControl de última geração da empresa, que são considerados muito confiáveis ​​para missões além da linha de alcance visual (BVLOS).

Modelo 025 da empresa europeia Fixar
Imagem: Divulgação/Fixar

O site oficial da Fixar não traz o preço do 025, mas é possível obter uma cotação entrando em contato com a empresa. As pré-encomendas também estão abertas, com a produção do eVTOL programada para começar no final deste ano.

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!