Spotify compra startup de IA que converte texto em fala

Spotify anunciou a aquisição da Sonantic, uma startup de inteligência artificial que converte texto em fala realista
Por Matheus Barros, editado por Acsa Gomes 20/06/2022 17h38, atualizada em 22/06/2022 15h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify anunciou recentemente a aquisição da Sonantic, uma startup de inteligência artificial (IA) que converte textos em falas, produzindo vozes realistas. O intuito do streaming de música é fomentar alguns de seus recursos já existentes com a tecnologia.  

Uma das possíveis utilizações da IA seria no serviço de recomendações mesmo quando o usuário não estiver olhando para tela do dispositivo que está tocando música. Além disso, o Spotify anunciou que a tecnologia pode “reduzir barreiras” para novas experiências de áudio.  

Leia também!

O recurso também pode ajudar na acessibilidade da plataforma de música, facilitando a navegabilidade de deficientes visuais.  

“Acreditamos no poder que a voz tem e em sua capacidade de promover uma conexão mais profunda com ouvintes em todo o mundo, e sabemos que podemos ser melhores do que nunca na maior plataforma de áudio do mundo”, disseram os cofundadora da Sonantic, Zeena Qureshi e John Flynn.  

“Essa integração nos permitirá engajar os usuários de uma maneira nova e ainda mais personalizada”, afirmou o vice-presidente de personalização do Spotify, Ziad Sultan.  

“Estamos muito empolgados com o potencial de trazer a tecnologia de voz IA da Sonantic para a plataforma Spotify e criar novas experiências para nossos usuários”, continuou. 

Logo do Spotify aparece na tela de um smartphone colocado em cima de um fundo verde limão
Imagem: Chubo – my masterpiece/Shutterstock

Spotify vai investir em audiobooks

O Spotify está investindo em audiobooks, e pretende tornar o ramo o terceiro pilar de seus negócios, junto com música e podcasts. A notícia foi anunciada pelos os executivos da empresa apresentando os audiobooks para investidores como seu próximo alvo de mercado.

“Acreditamos que audiobooks, em suas diversas formas, serão uma grande oportunidade”, disse o CEO do Spotify, Daniel Ek. “E assim como fizemos com podcasts, vamos jogar para ganhar.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.