De acordo com dados do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos de Covid-19 já respondem por 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a análise, a predominância da doença ocorre na população adulta e em crianças e jovens a partir dos cinco anos de idade. 

Na faixa de zero a quatro anos, verifica-se o predomínio do vírus sincicial respiratório (VSR), seguido de Sars-CoV-2, rinovírus e metapneumovírus.  

máscara contra a Covid-19
Covid-19: infecções já respondem por mais de 70% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda. Imagem: Tumisu (Pixabay)

Desde abril, a curva nacional de contágio pelo vírus Sars-CoV-2 mantém sinal de crescimento. Ainda conforme o boletim, que teve os dados divulgados também pela Agência Brasil, nas quatro últimas semanas 3,5% dos casos de SRAG deram positivo para influenza A, 0,3% para influenza B, 12,7% para vírus sincicial respiratório e 71,2% para Sars-CoV-2.  

Entre os óbitos, 2,6% foram por influenza A, 0% para influenza B, 2,3% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 91,9% para Sars-CoV-2. 

publicidade

Durante o ano, foram registrados o total de 27.302 óbitos de SRAG. Entre os que tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 3,6% foram por influenza A, 0,1% influenza B, 0,7% de vírus sincicial respiratório (VSR) e 96,4% de Sars-CoV-2. 

Leia mais! 

Estados com crescimento do SRAG 

Entre as 27 unidades da federação, 17 estão com indícios de crescimento na tendência de SRAG de longo prazo, são elas: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. As outras dez estão com sinal de estabilidade ou queda. 

Também chamada de SARS, a síndrome é, de forma simplificada, um conjunto de sintomas com causas variáveis. Os casos de SRAG não são necessariamente casos de Covid-19, e podem estar ligados a outros vírus respiratórios. Contudo, desde que o coronavírus chegou há um predomínio nos diagnósticos de Covid e novos casos de SRAG. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!