A maioria das pessoas nunca ouviu falar em álcool de açúcar, no entanto, o ingrediente substituto da sacarose (açúcar de mesa) pode estar sendo consumido em diversos alimentos sem a pessoa saber ou entender o que é e se ele faz mal. 

Rótulos de alimentos voltados para pessoas diabéticas ou que querem diminuir o açúcar vem com os escritos “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”. O álcool de açúcar geralmente está presente nestes produtos, porém com outros nomes.  

Álcool de açúcar: adoçante pode estar em seu alimento e você nem sabe. Imagem: shutterstock

De acordo com o Healthline, site gringo especializado em saúde, existem oito álcoois de açúcar que os humanos podem consumir, muitos deles, agora, pode soar familiar. São eles: eritritol, hidrolisados de amido hidrogenado, isomalte, lactitol, manitol, maltitol, sorbitol e xilitol. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o item também pode ser chamado de polióis. 

O que é álcool de açúcar?

O álcool de açúcar, ou polióis, é um tipo de adoçante com calorias reduzidas. Considerado um carboidrato, ele é uma composição química semelhante ao açúcar e é capaz de ativar os receptores de doçura em sua língua e satisfazer seu desejo por doces. 

publicidade

Ele faz mal? 

Segundo o Medical Xpress, conforme informações do Hospital Yale New Haven, nos EUA, o álcool de açúcar é seguro e, apesar de conter “álcool” no nome, não possui moléculas de etanol, responsável pela embriaguez. De acordo com o site brasileiro especializado no tema, Polióis, especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) também já concluíram que o ingrediente é eficaz e seguro. 

Leia mais! 

Além disso, para a Cleveland Clinic, hospital acadêmico americano, eles também são mais saudáveis para os dentes do que o açúcar normal, já que o consumo não leva ao desgaste excessivo do esmalte protetor do dente, um tecido que atua como uma barreira para a dentina e nervos. 

Porém, apesar de benefícios, o ingrediente possui, sim, alguns efeitos colaterais. O xilitol, por exemplo, está associado ao risco de problemas com dor de barriga, incluindo inchaço, gases e até diarreia. Por isso, há uma recomendação para um consumo de no máximo 15 gramas por dia, segundo orientado pelo hospital escola.

Em suma, os polióis são carboidratos adoçantes sem açúcar e podem ser encontrados em chocolates, biscoitos, sorvetes, frutas enlatadas, bebidas e iogurtes. Chicletes também podem conter o álcool de açúcar, uma boa opção para que o produto não cause cáries nos dentes

Alguns cremes dentais, enxaguantes bucais e produtos farmacêuticos, como pastilhas para a garganta, também podem ter o adoçante. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!