A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF) atualizou as recomendações a respeito do uso de suplementos vitamínicos e dietéticos pela população. De acordo com os cientistas do grupo, o reforço é necessário devido diversos estudos já terem sugerido que as pílulas não nos tornam necessariamente mais saudáveis, sendo inúteis em muitos casos. 

Segundo informações do Science Alert, o foco das novas orientações está nos diversos produtos que prometem dar saúde o suficiente para, por exemplo, prevenir doenças cardiovasculares e câncer, as duas principais causas de morte nos EUA. No entanto, não há evidências que comprovem que o uso regular de vitaminas ofereça tal benefício. 

suplemento vitamínico
Suplementos vitamínicos não nos tornam necessariamente mais saudáveis, apontam cientistas. Imagem: Fida Olga/shutterstock

Os pesquisadores ressaltam que a falta de evidência não permite que eles recomendem ou não recomendem o uso, já que mais estudos são necessários. No entanto, uma recente descoberta apontou que o uso de betacaroteno, encontrado em suplementos para pessoas adultas, pode, na verdade, aumentar o risco de câncer em pessoas que já tenham predisposição a doença. 

“Descobrimos que não há benefício em tomar vitamina E e que o betacaroteno pode ser prejudicial porque aumenta o risco de câncer de pulmão em pessoas já em risco”, disse o vice-presidente da USPSTF, Michael Barry. 

publicidade

Leia mais!

Em suma, a nova nota reafirma a mensagem de que não há prova real de que essas pílulas sejam boas e alcancem os objetivos prometidos. Por outro lado, também não há estudos suficientes que digam que são ruins (salvo a recente descoberta sobre o uso de betacaroteno). 

“A Força-Tarefa não está dizendo ‘não tome multivitaminas'”, explicou o clínico Jeffrey Linder, chefe de medicina interna geral da Faculdade de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern. “Mas há essa ideia de que, se isso fosse realmente bom para você, já saberíamos.” 

Nada supera a dieta saudável 

De acordo com pesquisadoras da Northwestern University, “em teoria, vitaminas e minerais têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que devem diminuir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer”, porém, nada supera a dieta saudável como estilo de vida.  

“Comer frutas e vegetais está associado à diminuição de doenças cardiovasculares e risco de câncer. É razoável pensar que vitaminas e minerais essenciais podem ser extraídos de frutas e vegetais, embalados em uma pílula, e as pessoas podem evitar a dificuldade e os custos de manter uma alimentação equilibrada.” 

Suplementos vitamínicos não nos tornam necessariamente mais saudáveis, apontam cientistas. Imagem: shutterstock

Ainda de acordo com as especialistas, micronutrientes isolados de outros componentes naturais de uma dieta não oferecem os mesmos benefícios à saúde de quando são consumidos em alimentos. 

“[Os pacientes estão] desperdiçando dinheiro e se concentrando em pensar que deve haver um conjunto mágico de pílulas que os manterá saudáveis quando todos deveríamos seguir as práticas baseadas em evidências de alimentação saudável e exercícios”, alertou Linder.

Vale destacar que as novas orientações em relação à evidência insuficiente de benefícios se aplicam apenas a adultos saudáveis sem deficiências nutricionais. Gestantes, que são recomendadas a tomar suplementos de ácido fólico, não fazem parte do grupo. 

As novas recomendações emitidas pela USPSTF foram publicados no JAMA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!