A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (23), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, um dos anti-hipertensivos mais utilizados para insuficiência cardíaca no Brasil

De acordo com informações da Agência Brasil, a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. O prazo para o recolhimento do remédio é de 120 dias, contando a partir de hoje. 

Medicamento pode ser a chave para impedir a propagação do vírus
Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana. Foto: fizkes/Shutterstock

Segundo orientação da Anvisa, apesar do recolhimento, pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o seu tratamento. Nos casos de pacientes que estejam usando lotes afetados a recomendação é conversar com um médico para tirar dúvidas, mas não parar de tomar o remédio. Também é possível entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do fármaco por um lote que não tenha sido afetado pela interdição. 

As formas de contato com o serviço estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos. 

publicidade

Leia mais! 

Por meio de nota, a Anvisa esclareceu que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.  

Vale ressaltar que a hipertensão e a insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o remédio pode trazer riscos para a saúde. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!