A Mercedes-Benz acaba de divulgar que seu elétrico Vision EQXX, apresentado em janeiro, conseguiu percorrer 1.202 km com uma só carga durante uma recente viagem de longa distância. Para termos uma ideia do feito, o trajeto ligando a cidade de São Paulo a Brasília tem cerca de 1.005 km de estrada.
Com isso, o veículo da montadora supera em quase 200 km sua façanha anterior de 1.007 km percorridos com uma só carga. A viagem de agora foi realizada com o EQXX partindo da cidade de Stuttgart, na Alemanha, para o circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Leia também:
- Vision AMG, uma visão elétrica da Mercedes para um futuro de alto desempenho
- Musk diz que carros com 1.000 km de autonomia são exagero, e que a Tesla poderia fazer se quisesse
- Aito M5: a segunda tentativa da Huawei de construir um carro oferece alcance misto de mais de 1.000 km
Foram precisamente dois dias, 14 horas e 30 minutos de rodagem em condições de mundo real. Conforme explica a Mercedes, “os principais desafios desta viagem foram as temperaturas de verão de até 30 graus Celsius, combinadas com o aumento da densidade do tráfego em Stuttgart e no sudeste da Inglaterra”.
Da estrada para a pista
Os ocupantes ligaram o ar-condicionado por mais de oito horas ao longo do caminho. Houve até uma parada em uma loja oficial da montadora na cidade de Brackley, Inglaterra. Chegando ao circuito de Silverstone, Nyck de Vries levou o Vision EQXX à pista. O piloto holandês de Fórmula E deu 11 voltas com o elétrico, sem deixar de atingir a velocidade máxima de 140 km/h. Então, o EQXX finalmente ficou sem carga.

Em sua nota oficial, a Mercedes-Benz registrou consumo de energia de 8,3 kWh por 100 km e velocidade média de 83 km/h. Para maximizar o alcance, há um painel solar no teto do veículo que alimenta elementos como o sistema HVAC e o infotainment. Após a viagem de longa distância para Silverstone (e depois de recarregar as energias), o EQXX foi conduzido ao Goodwood Festival.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!