O conceito Vision EQXX, apresentado ontem (03/01) pela Mercedes-Benz, está demonstrando a importância da aerodinâmica para os carros elétricos da empresa, e seus próximos SUVs devem seguir o mesmo caminho. A montadora deverá reinventar o modelo utilitário tradicional para buscar maior eficiência na era elétrica.

Para a marca alemã, os planos devem ser de introduzir designs mais aerodinamicamente eficientes nesses veículos. Isso no sentido de fornecer aos clientes um maior alcance por carga. Ao site Autocar, o diretor de tecnologia da Mercedes-Bez, Markus Schäfer, disse que “o maior fator para alcançar a eficiência é a aerodinâmica vezes o fator do tamanho do veículo”.

publicidade

Modelos SUV são muito queridos

Shäfer aponta que SUVs que funcionam sem um motor de combustão podem ter larguras de eixo de tamanhos diferentes. “Tem que cair um pouco para a traseira do carro, e a largura dos eixos dianteiro e traseiro pode não ser a mesma”, afirma.

Ele também deixa claro que é necessário levar o cliente em consideração, “e os clientes adoram SUVs, sem dúvida”. O diretor diz que a participação do modelo SUV no mercado ainda está crescendo, “mas a forma provavelmente mudará”.

publicidade

Leia mais:

SUVs serão melhores

Os comentários de Schäfer surgem enquanto a Mercedes prepara uma nova família de SUVs elétricos sob medida usando a nova arquitetura MEA (ou EVA2). Incluindo os SUVs EQE e EQS, que devem estrear ainda este ano, trazendo melhorias notáveis ​​em comparação com os modelos convencionais. As opiniões do diretor foram ecoadas por Gordon Wagener.

publicidade

O designer-chefe da Daimler (proprietária da Mercedes-Benz) disse que SUVs nunca serão tão eficientes quanto carros que ostentam a silhueta baixa [ou seja, designs na linha do conceito Vision EQXX]. As áreas frontais tradicionalmente maiores dos SUVs e as traseiras planas do tipo hatchback não conduzem à eficiência otimizada, explicou Wagener.

Para o designer-chefe, os novos SUVs na nova plataforma EVA2 “serão muito mais eficientes do que qualquer SUV anterior: um pouco mais fluidos, menos quadrados”. Entretanto, a física é levada em consideração quando surge a comparação com os veículos EQS sedan, que sempre serão mais eficientes do que os EQS SUV. “Isso é física. Você não pode mudar”.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!