Por mais que a tecnologia das baterias tenha evoluído, ainda é comum que os celulares te deixem na mão no meio do dia, especialmente se o aparelho já tiver alguns anos de estrada. Veja o caso do ator Chris Evans, por exemplo, que deu adeus ao seu antigo iPhone 6S e postou uma espécie de memorando no Twitter nesta quinta-feira (23):

Na postagem de despedida, Evans relata que a bateria do aparelho caia de 100% para 15% e acabava em questão de minutos. Isso acontece em virtude do desgaste natural que ocorre após o uso contínuo das baterias de lítio.

publicidade
https://twitter.com/ChrisEvans/status/1540139380576231424

Apesar de o fenômeno ser inevitável, existem algumas formas de retardar esse processo. Confira três dicas abaixo que podem ajudar.

Veja também:

publicidade

Use carregadores originais ou de boa procedência

O ideal é carregar o celular usando o adaptador de tomada original, no entanto, quando o acessório não acompanha o aparelho ou não funciona mais, é importante investir em outro de marca confiável para evitar dores de cabeça, já que além de acidentes, um carregador de baixa qualidade pode até reduzir a vida útil da bateria.

Veja mais detalhes no nosso guia que ensina como escolher um carregador novo para o seu aparelho.

publicidade

Evite deixar a bateria descarregar por completo

Para evitar que a bateria acabe quando estiver longe da tomada, mantenha um carregador portátil por perto. Imagem: nampix/Shutterstock

Um mito comum é que ainda é preciso deixar a bateria descarregar totalmente para ligar o celular na tomada. Isso até valia antigamente, entretanto, não é o recomendado para as baterias de lítio.

Como trabalham por ciclos — em que um carregamento de 0% a 100% corresponde a um ciclo —, é mais vantagem carregar o telefone antes da carga atingir níveis muito baixos, como menos de 20%, por exemplo. Dessa forma, menos ciclos são utilizados, diminuindo o desgaste da bateria. Falamos mais sobre isso aqui:

publicidade

Posso tirar o celular da tomada antes de carregar 100%?

Cuidado com o calor

Outro inimigo da bateria são as temperaturas muito elevadas, o que também acelera o desgaste e até diminui a sua autonomia. Já reparou que o celular fica mais quente enquanto carrega? Isso ocorre porque as baterias de lítio esquentam enquanto recebem energia. Entretanto, em dias muito quentes ou em exposição ao sol, o componente terá ainda mais dificuldade em dissipar o calor. Para tirar mais dúvidas sobre bateria e carregamento, acesse o guia em que respondemos se faz mal deixar o celular por muito tempo na tomada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!