Netuno entra em movimento “retrógrado” – o que significa isso?

Por Flavia Correia, editado por Acsa Gomes 27/06/2022 11h40, atualizada em 28/06/2022 15h09
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na madrugada de terça-feira (28), Netuno começa um processo pelo qual seu movimento para o leste através do céu noturno é interrompido, mudando sua trajetória para oeste, no que é conhecido como ciclo retrógrado.

Netuno entra no ciclo retrógrado nesta terça-feira (28), permanecendo até dezembro. Imagem: Pe3k – Shutterstock

Segundo o guia de orientação do céu noturno In-The-Sky.org, a inversão de direção do planeta começará às 3h19 da manhã (pelo horário de Brasília). De acordo com um artigo publicado no Space.com pelo geofísico Chris Vaughan, astrônomo amador da SkySafari Software e membro da Sociedade Astronômica Real do Canadá, o ciclo retrógrado de Netuno permanece até 3 de dezembro.

Vaughan explica que o movimento retrógrado dos planetas é apenas ilusório e é causado pelo curso da Terra em torno do Sol. À medida que ela circunda o astro, nossa perspectiva muda, e isso faz com que as posições aparentes dos objetos celestes se alterem de um lado para o outro no céu, o que se sobrepõe ao movimento de longo prazo do planeta em direção ao leste através das constelações.

Leia mais:

“Ciclos retrógrados ocorrem quando a Terra, em uma órbita mais rápida mais próxima do Sol, passa por planetas mais distantes ‘na pista interna’, fazendo-os parecer se mover para trás através das estrelas”, descreveu. Quanto mais longe do Sol, mais tempo o planeta passa em movimento retrógrado.

A animação abaixo ilustra isso, com a flecha mostrando a linha de visão da Terra para um planeta, e o diagrama à direita mostrando o aparentemente movimento do objeto através do céu pela nossa perspectiva de visão.

Animação ilustra o conceito de “ciclo retrógrado” dos planetas. Crédito: In-The-Sky.org

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.