Testes de drones urbanos estuda a viabilidade das “rodovias no céu” sobre as cidades

Pesquisadores do Reino Unido estão estudando a viabilidade de um tráfego urbano para drones sendo operados no céu das cidades
Ronnie Mancuzo30/06/2022 11h09
Drones trocando informações no céu
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Cranfield University, no Reino Unido, estão desenvolvendo um projeto de gerenciamento de tráfego de drones voltado para a viabilidade de “rodovias no céu” para esses veículos sobre as cidades. Basicamente, se trata de estudar como os drones podem ser usados ​​com segurança em ambientes urbanos.

Como foco, o uso de drones para serviços de entrega, vigilância ou até mesmo transporte não tripulado em cidades e outras áreas de alta população. Tudo sob uma visão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em um futuro próximo, onde é esperada uma variedade de drones no espaço aéreo, “talvez transportando pacientes para hospitais, ajudando a combater incêndios ou simplesmente entregando encomendas”.

Leia também:

Nesse sentido, um novo projeto europeu denominado AMU-LED, está agora realizando a coordenação e testes para gerenciar este tráfego do espaço aéreo. A estrutura de gerenciamento é conhecida como U-space e foi projetada para garantir acesso seguro e eficiente para um grande número de drones, com base em altos níveis de digitalização e automação.

Rodovias sobre as cidades também para eVTOL

Um passo fundamental para os trabalhos de análise das rodovias no céu é realizar demonstrações de voo com vários cenários, situações e casos de uso em ambientes urbanos. O projeto usará grandes plataformas elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para transporte de passageiros e carga, combinadas com Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) menores, realizando entrega de mercadorias e suprimentos médicos, vigilância ou suporte para serviços de emergência.

Voos de teste estão sendo realizados no Reino Unido, Holanda e Espanha, permitindo análises de diversos aspectos, incluindo a forma mais eficiente de troca de informações entre os atores. Por exemplo, dados meteorológicos, de rastreamento e de localização em tempo real entre drones, pilotos e o sistema aéreo de gestão. O projeto também testará dois conceitos diferentes para arquiteturas de gerenciamento de tráfego não tripulado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Oselote/iStock

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.