O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chegou a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A pasta confirmou, na quarta-feira (29), o sexto caso no estado.
Segundo informações da Agência Brasil, Minas Gerais também confirmou seu primeiro caso da doença. O paciente é um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso importado.
Leia mais!
- Losartana: conheça alternativas ao medicamento recolhido do mercado
- Apenas 1 a cada 5 pessoas tem saúde cardiovascular ideal, revela estudo
- Poluição afeta crianças desde a gravidez, diz estudo
“O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário”, informou nota oficial.
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem 28 casos confirmados, que se somam aos dois registros no Rio Grande do Sul, os seis no RJ e o primeiro de Minas Gerais.

Na última sexta-feira (24), o Brasil registrou os primeiros casos de transmissão local. Os pacientes foram identificados no Rio de Janeiro e, diferentemente da grande maioria dos diagnosticados, não possuíam histórico de viagem internacional, classificando-os como casos autóctones. Além deles, mais três pacientes em São Paulo também entraram para a lista de transmissão local.
De acordo com atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são 3.413 diagnósticos de varíola dos macacos em 50 países. Ao todo, o Brasil notificou 90 casos suspeitos desde que o Ministério da Saúde tornou o registro obrigatório. Desses, 50 já foram descartados.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!