Depois da “Superlua de Morango” o fenômeno volta a se repetir com a lua cheia de julho. Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como “Lua dos Cervos”, mas possui ainda outras denominações como “Lua do Trovão”. Dessa vez, será uma Superlua, segundo Fred Espenak,  observador de eclipses da NASA.

As definições de superlua podem variar bastante, já que o tamanho em que o satélite parece maior visto aqui da terra é relativo. No entanto, os observatórios consideram que a Lua dos Cervos será a terceira Superlua de 2022 e o melhor: deve ser a maior delas.

publicidade

O que é uma Superlua

Uma Superlua acontece quando o satélite  natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra. Durante esse evento, a Lua aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Suas aparições são poucas ao longo do ano porque precisam acontecer na hora certa e no tempo certo, diferente da cheia normal, que ocorre todo mês. Isso ocorre, pois, durante a órbita do satélite na Terra, ela passa por dois pontos importantes: o perigeu e o apogeu, dois pontos distintos causados pelo formato elíptico da órbita.

publicidade
A Superlua ocorre quando a Lua chega à fase completa (cheia) ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu. O ponto mais distante é chamado de apogeu. Imagem: VectorMine – Shutterstock

Assim, enquanto o apogeu representa o ponto em que o astro está mais longe da Terra, no perigeu ela está cerca de 50 mil quilômetros mais próxima de nosso planeta. Ou seja, para a  Superlua acontecer ela deve estar na fase cheia e no perigeu ao mesmo tempo.

Isso é incomum porque, enquanto a Terra gira em torno do Sol, sua orientação para nosso planeta permanece praticamente a mesma, e muda onde a lua está em órbita durante cada fase cheia, fenômeno conhecido como precessão lunar. Sem ele, a superlua seria ainda mais rara.

publicidade

Leia também

Lua dos Cervos

O nome “Lua dos Cervos”, dado a Lua Cheia de julho, que não necessariamente será Superlua, foi popularizado nos Estados Unidos, da mesma maneira que a “Superlua de Morango”. Os termos surgiram pela primeira vez no The Old Farmers Almanac (O Velho Almanaque do Fazendeiro, em tradução livre), uma periódico publicado nos EUA desde o fim do século XVIII que reúne receitas, previsão do tempo e claro, fenômenos astronômicos, já que muitos são relevantes para as plantações e colheitas.

publicidade

A “Lua dos Cervos” recebe esse nome pois ocorre no período em que os cervos (e outros animais com chifres da mesma família) estão com seus chifres renovados e grandes. Lembrando que o nome é dado à Lua Cheia de julho, independente de ser uma Superlua.

Como ver a Superlua dos Cervos?

A superlua é visível a olho nu e faz o satélite natural da Terra ficar maior e mais brilhante quando visto daqui. A Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília). O ápice da superlua deve ser por volta das 19h34m.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!