O recurso Car Crash Detection do Google Pixel pode detectar se um acidente de carro aconteceu usando sua localização, sensores de movimento e o som ao redor do celular. Se o Pixel detecta uma colisão, o smartphone emite um alerta sonoro alto e pergunta ao usuário se ele precisa de ajuda. Se o usuário não responder, o celular liga automaticamente para o 911 e informa a localização do aparelho. Infelizmente, o recurso só estava disponível para celulares Pixel, até agora.

Segundo o XDA Developers, o Google lançou uma atualização para seu app Personal Safety versão 2022.05.25. O código da atualização lista “nonpixel”, o que pode indicar que o recurso de detecção de acidente de carro pode estar chegando para outros celulares Android. O especialista da Esper Mishaal Rahman descobriu o detalhe no código, e fez um fio sobre suas conclusões no Twitter.

publicidade

O Google ainda não confirmou a informação sobre o Car Crash Detection chegando para mais celulares, mas Rahman tem um histórico de relatar corretamente coisas envolvendo códigos de programação. 

Não há razão para a detecção de acidente ser exclusiva dos Pixels, já que o recurso pode salvar vidas com celulares que possuam hardware com suporte para isso. Mas como Rahman explicou, “o recurso depende de um nanoapp Context Hub Runtime Environment (CHRE), que os OEMs [os outros fabricantes de celular] precisam compilar, assinar e integrar em suas versões de software”. Sendo assim, não depende só do Google disponibilizar a função para mais smartphones, os fabricantes originais terão que agir no final das contas.

publicidade

Leia mais:

E o Google não é a única companhia oferecendo um recurso de detecção de acidente de carro e outros veículos. O Apple Watch, por exemplo, tem um detector de quedas que já ajudou a salvar um motociclista que sofreu uma batida e não foi socorrido pelo outro veículo. Agora é esperar que o Google torne o recurso oficialmente aberto, e que os outros fabricantes de aparelhos Android comecem a trabalhar para integrá-lo.

publicidade

Via ChromeUnboxed

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!