A gigante Volkswagen, a segunda maior montadora do mundo em volume de vendas, anunciou um investimento pesado de US$ 20 bilhões na sua divisão de baterias para veículos elétricos. Segundo a companhia alemã, o cheque vai contribuir para gerar 20 mil empregos. A expectativa é captar os mesmos US$ 20 bilhões anualmente em vendas.  

O projeto envolve até a criação de uma nova empresa: a Power Co. A subsidiária é quem cuidará de toda a cadeia, desde o fornecimento de baterias, pesquisa e desenvolvimento até a mineração das matérias-primas e a reciclagem no fim da vida útil.

publicidade

A notícia foi anunciada na cerimônia de lançamento da primeira fábrica de baterias da VW instalada na cidade de Salzgitter, na Alemanha:

Primeira fábrica de baterias da Volkswagen na Alemanha.
Primeira fábrica de baterias da Volkswagen na Alemanha. Imagem: Volkswagen/Divulgação

“O negócio de células de bateria é um dos pilares da nossa estratégia que fará da Volkswagen um fornecedor líder em mobilidade sustentável”, disse o CEO da VW, Herbert Diess, em comunicado. 

publicidade

No ano passado, a VW, que também tem contratos com outros dois grandes produtores de baterias, a Samsung e a CATL, revelou que planeja construir pelo menos seis fábricas de baterias na Europa até 2030.

Veja também:

publicidade

A montadora não é a única de olho no setor. Em meio ao crescimento dos elétricos no mercado automotivo, a norte-americana Ford também está construindo três novas fábricas dedicadas para baterias. A General Motors, por sua vez, está planejando quatro novas instalações para o mesmo fim nos EUA em parceria com a LG Chem.

Via: The Verge

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!