Moradores do estado americano Dakota do Sul se assustaram com o céu na última terça-feira (5). O céu na região de Sioux Falls ficou com uma coloração verde por conta de um raro fenômeno natural.

E não, não é um verde claro ou um “quase azul”, foi verde bastante chamativo. No entanto, não há motivo para preocupação. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos um derecho atingiu o estado.

Céu verde

De acordo com a Universidade Federal de Santa Maria, um derecho consiste em uma extensa massa de ventos associada a tempestades que se movem rapidamente e por uma longa extensão territorial. O fenômeno é consideravelmente raro e, normalmente, não causa o céu verde que ocorreu em Dakota do Sul.

Leia também

publicidade

Segundo a revista Scientific American, a coloração verde é resultado de ventos bastante severos. No entanto, não há uma conclusão científica sobre o que causa a mudança de cor. A principal teoria é que quando uma tempestade desse tipo acontece durante o pôr do sol, com o céu avermelhado, partículas de água no ar podem fazer com que pareça verde.

Veja alguns registros do céu verde em Dakota do Sul

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!