O segmento de mobilidade aérea está ganhando força na indústria automotiva. Apesar de ainda ter que superar vários obstáculos até se tornar algo viável, muitas startups se dedicam ao nicho de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) criando novos conceitos.

Uma delas é a israelense Air EV, que acaba de anunciar que concluiu com êxito novos testes de voos flutuantes com o seu protótipo, o Air One. A empresa despertou o interesse da mídia no ano passado com o seu modelo “baseado no DNA automotivo”.

Imagem: Air EV/Divulgação

O protótipo também passou por testes de queda, propulsão e estabilidade, bem como uso de energia e desempenho. O vídeo abaixo divulgado nesta terça-feira (12) mostra mais detalhes sobre os testes do Air One.

Mais voos estão programados para 2022, com uma possível data de entrega para 2024.

publicidade

“Foi realmente inspirador ver o Air One decolar pela primeira vez. Estamos nessa jornada há quase cinco anos e mal podemos esperar para que o público se junte a nós”, disse Rani Plaut, CEO da startup, em comunicado.

A primeira decolagem oficial do Air One foi no dia 21 de junho, em Megiddo, Israel. Na ocasião, o protótipo de 868 kg conseguiu decolar, pairar e pousar sem problemas.

Veja também:

Vale ressaltar que uma das diferenças do Air One para outros eVTOLs é o fato do modelo ser projetado para uso pessoal. Com trem de pouso retrátil, asas dobráveis e ar esportivo, a ideia é que o veículo possa ficar estacionado na garagem e utilizado para deslocamento diário (desde que o proprietário tenha certificação de piloto).

Com velocidade máxima de 250 km/h, o Air One pode transportar duas pessoas e uma carga útil de até 250 kg. O alcance por carga é de cerca de 177 km, informa a fabricante. Por ora, os interessados podem reservar uma unidade pagando uma taxa de US$ 1 mil. O preço final, no entanto, deve partir de US$ 150 mil.

Via: Autoevolution

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!