Se você é um amante de som por Bluetooth, saiba que os fabricantes de fones de ouvido e demais produtos deste segmento poderão utilizar uma novidade importante para consumir menos energia e melhorar a qualidade da transmissão, tudo ao mesmo tempo. O responsável por essa evolução é o Bluetooth LE Audio, que finalmente foi finalizado.

As evoluções em tecnologias atuais levam algum tempo para acontecer, com algumas de forma muito lenta, como as das baterias, e outras andam em um passo mais veloz. O Bluetooth está no meio desse cenário, que a partir de agora poderá utilizar o novo Bluetooth LE Audio, que promete algumas coisas impressionantes.

publicidade

Leia também

Anunciado lá no começo de 2020 e atrasado por conta da pandemia, o Bluetooth LE Audio pode entregar conexões simultâneas em um número quase grande de dispositivos – pense em alguns fones de ouvido plugados na mesma fonte, que é uma TV ou celular. Mas, ainda mais importante é a adição do codec LC3, que consegue melhorar a qualidade de áudio da transmissão, usando quase a metade do bitrate atual – ou aumentar consideravelmente a qualidade, em um bitrate semelhante ao utilizado hoje.

publicidade

Bluetooth LE Audio pode chegar via atualização

Olhando para o bitrate menor, isso significa transmissão mais eficiente e menor consumo de energia, que garante automaticamente uma de duas coisas: as baterias podem ser menores e assim vão manter a autonomia, ou então as atuais conseguirão suprir muito mais tempo ligadas e funcionando perfeitamente.

A Bluetooth SIG, organização responsável por este tipo de conexão, garante que alguns dispositivos atuais poderão começar a transmitir e receber áudio por Bluetooth LE Audio apenas com uma atualização de software. Já eu, sabendo como a indústria funciona, acredito que a novidade estará presente apenas em fones de ouvido e demais produtos fabricados a partir de agora.

publicidade

Olhando para os sistemas operacionais, o Android 13 já oferece suporte para o Bluetooth LE Audio. Só falta a fabricante ativar a função, da mesma forma como ela faz com o Dolby Vision para imagem.

Via: The Verge.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!