A agência espacial norte-americana (NASA) destacou uma foto da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tirada por um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS).

O site onde a foto foi postada, chamado Gateway to Astronaut Photography of Earth (“Portal Para a Fotografia de Astronautas da Terra”, na tradução literal), funciona como um repositório de imagens que a NASA mantém de imagens tiradas por seus viajantes espaciais.

Leia também

Essa seria a sua visão de Porto Alegre, caso você estivesse a bordo da ISS
Essa seria a sua visão de Porto Alegre, caso você estivesse a bordo da ISS (Imagem: NASA/Divulgação)

Talvez pelo site ter essa natureza, a foto de Porto Alegre não informa “qual” astronauta da ISS fez o clique. Atualmente, a estação de 420 toneladas que sobrevoa nosso planeta conta com sete “inquilinos”: Sergey Korsakov, Oleg Artemyev e Denis Matveev (da Roscosmos, a agência espacial da Rússia), Samantha Cristoforetti (da agência espacial europeia, ESA) e Kjell Lindgren, Robert Hines e Jessica Watkins (NASA).

publicidade

De todos os tripulantes, Watkins parece ser a “fotógrafa” mais ativa, constantemente enviando imagens pelos seus perfis no Twitter e Instagram em um volume um pouco maior que seus companheiros. Mas novamente, não há como afirmar a autoria desta foto, especificamente.

O que a página detalha da foto de Porto Alegre pela ISS é que ela foi feita em 4 de julho de 2022, usando uma lente com foco de 400 milímetros (mm). O registro foi feito às 20h21m59s (horário de Brasília). A câmera usada foi uma D5, da Nikon.

De acordo com a Metsul, a imagem corresponde à região metropolitana da capital gaúcha: “é possível observar a cidade de Porto Alegre até a área da Vila Assunção, na zona Sul, até os limites com Canoas e Alvorada ao Norte”, diz trecho do texto publicado pela agência meteorológica. 

“A imagem mostra ainda os municípios de Eldorado do Sul, Canoas, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo. No caso da capital gaúcha, chama atenção na fotografia as principais vias da cidade iluminadas como as avenidas Ipiranga, ligando o Centro a Viamão; a Assis Brasil até Cachoeirinha e a sua bifurcação na Baltazar de Oliveira Garcia; a Protásio Alves do Centro ao Leste da cidade, e a Terceira Perimetral, indo da zona Leste até a região do aeroporto”.

Não é a primeira vez que o Brasil aparece em um clique fotográfico da ISS: em 24 de julho de 2016, quase na estreia dos Jogos Olímpicos daquele ano, a astronauta Kate Rubins, da NASA, capturou a cidade do Rio de Janeiro, na região sudeste do país. Na legenda da imagem publicada no Flickr, ela dizia estar empolgada pelo início das competições esportivas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!