Banhistas e moradores do litoral da Finlândia foram surpreendidos, no último final de semana, quando sete trombas d’água apareceram simultaneamente no mar durante um evento considerado bastante raro. Um vídeo mostra o momento exato em que o encontro acontece.
Leia também
- Estudo: máquinas agrícolas atuais pesam mais que os maiores dinossauros, e isso é ruim para o ambiente
- Como a urina humana pode ajudar a alimentar o mundo
- Aquecimento global e agricultura desenfreada reduziram pela metade os insetos do planeta, aponta pesquisa
O fenômeno meteorológico foi identificado entre as cidades de Kustav e Pyhama, situadas no sudoeste do país europeu. Após o ocorrido, a Guarda Costeira da Finlândia Ocidental publicou um registro do caso e fez um alerta no Twitter sobre os riscos que situações como essa oferecem.
Trombas d’água na Finlândia
Esse tipo de evento, apesar de raro, ocorre com mais frequência no verão, quando as chuvas são mais abundantes, e intriga os banhistas. Além disso, os cenários onde há trombas d’água variam entre rios, lagos, mares ou oceanos.
É preciso ficar alerta, pois quando o fenômeno acontece, a água sobe rapidamente e pode causar acidentes.
Mesmo que aconteçam no verão, muitos ainda confundem os fenômenos de cabeça d’água e tromba d’água.
Enquanto o primeiro ocorre em uma área de intensa instabilidade que leva à chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira; o outro advém de uma nuvem carregada fria e com chuva que, ao encontrar o ar quente que paira em cima da água precipita e forma um funil sobre uma área aberta e alagada.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!