Sete trombas d’água são registradas ao mesmo tempo em vídeo na Finlândia; veja

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 14/07/2022 14h11, atualizada em 15/07/2022 15h15
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Banhistas e moradores do litoral da Finlândia foram surpreendidos, no último final de semana, quando sete trombas d’água apareceram simultaneamente no mar durante um evento considerado bastante raro. Um vídeo mostra o momento exato em que o encontro acontece.

Leia também

O fenômeno meteorológico foi identificado entre as cidades de Kustav e Pyhama, situadas no sudoeste do país europeu. Após o ocorrido, a Guarda Costeira da Finlândia Ocidental publicou um registro do caso e fez um alerta no Twitter sobre os riscos que situações como essa oferecem.

https://twitter.com/jeffreybbq/status/1546546722687668224?t=fSc0Sb3rmGLl4fUBD99lJQ&s=19

Trombas d’água na Finlândia

Esse tipo de evento, apesar de raro, ocorre com mais frequência no verão, quando as chuvas são mais abundantes, e intriga os banhistas. Além disso, os cenários onde há trombas d’água variam entre rios, lagos, mares ou oceanos.
É preciso ficar alerta, pois quando o fenômeno acontece, a água sobe rapidamente e pode causar acidentes.
Mesmo que aconteçam no verão, muitos ainda confundem os fenômenos de cabeça d’água e tromba d’água.

Enquanto o primeiro ocorre em uma área de intensa instabilidade que leva à chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira; o outro advém de uma nuvem carregada fria e com chuva que, ao encontrar o ar quente que paira em cima da água precipita e forma um funil sobre uma área aberta e alagada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.