No começo da semana a divulgação das primeiras fotos do telescópio espacial James Webb deu uma pequena amostra das descobertas que esse equipamento pode fazer. Para mostrar a evolução do sucessor espiritual do saudoso telescópio Hubble, um site permite comparar as imagens registradas pelos dois.

A primeira foto do James Webb foi divulgada com bastante pompa pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A imagem mostra um enorme aglomerado de galáxias e também foi fotografada pelo irmão mais velho do telescópio, com bem menos definição. No mesmo dia, as duas fotos já estavam sendo comparadas por entusiastas e astrônomos do mundo todo.

Para mostrar a diferença entre as fotos dos dois telescópios, o físico e desenvolvedor, John Christensen, criou um site que divulga os registros feitos pelos equipamentos. O site mostra, de forma bastante clara, as mudanças entre os registros da Nebulosa Carina, do Anel do Sul e, claro do aglomerado SMACS 0723. O Quinteto de Stephan não teve registros feitos pelo Hubble. Confira aqui.

James Webb e o Hubble

Apesar das fotos impressionantes, essa é só a ponta do iceberg do que pode ser feito pelo James Webb. De acordo com a agência, o telescópio espacial pode registrar imagens de até 13 bilhões de anos luz de distância com sua tecnologia infravermelha.

O telescópio espacial James Webb é o sucessor espiritual do Hubble, o mais famoso e longevo telescópio que a humanidade levou ao espaço. Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.