O universo de celebridades é cheio de lendas urbanas, e agora uma delas, que envolve o astro Bruce Lee, foi desmentida.

A lenda urbana em questão afirma que Bruce Lee deixou Hollywood em direção a Hong Kong porque ele perdeu o papel de protagonista de “Kung Fu”, e foi desmentida pelo CBR.

Bruce Lee, então, teria ficado chateado e decidido deixar Hollywood para seguir sua carreira em Hong Kong. O vice-presidente executivo da Warner Bros., Fred Weintraub, também é ligado a esta história, pois teria sido ele quem recomentou que Bruce Lee fosse para Hong Kong.

O fato de que teria sido Weintraub quem recomendou a ida de Lee para Hong Kong para perseguir uma carreira no cinema, e voltar para os Estados Unidos com prova de que poderia ser um astro do cinema, encaixa na narrativa de que a mudança foi motivada por não ter conseguido o papel de protagonista de “Kung Fu”.

publicidade

Mas não é bem isto que aconteceu, e o motivo de sabermos isto é simples: o tempo. Weintraub se reuniu com Lee sobre um possível versão de “Kung Fu” para o cinema em 1970. Quando isto não funcionou, Weintraub recomendou que Bruce Lee se mudasse para Hong Kong.

Foi também em 1970 que Bruce Lee visitou Hong Kong, quando ficou chocado em descobrir que era uma grande celebridade por lá por seu papel de coadjuvante em “O Besouro Verde”.

O próprio Bruce Lee comentou sobre o momento ao News Week: “Sempre que tenho que ir a lugares públicos como um restaurante, tento entrar sem ser detectado. Vou direto para uma mesa de canto e me sento rapidamente, de frente para a parede, de costas para a multidão. Eu mantenho minha cabeça baixa enquanto como… Você vê, se eu for reconhecido eu estou morto, porque eu não posso comer com a mão que eu tenho que usar para dar autógrafos. E eu não sou um daqueles caras que podem ignorar as pessoas.”

Bruce Lee pode ser visto no vídeo abaixo fazendo demonstrações de artes marciais para a Hong Kong TV, em abril de 1970:

Leia mais!

Então, Lee entrou em acordo com a Golden Harvest Studios, e começou a filmar seu primeiro filme produzido em Hong Kong, “O Dragão Chinês”, em julho de 1971. O filme foi lançado em Hong Kong em outubro de 1971 e é aí que o tempo prova que esta lenda urbana sobre Bruce Lee é falsa.

É que foi apenas em dezembro de 1971 que o ator fez as audições para a série de TV “Kung Fu”. Então, Bruce Lee não teria como ter se mudado para Hong Kong por estar desapontado por não conseguir o papel, visto que ele já havia se mudado para lá quando tentou o papel na série.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!